sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Brasileiros veem fim do impresso até 2050


A consultoria estratégica de gestão de negócios OThink realizou uma pesquisa entre setembro e outubro de 2011 com cerca de mil pessoas para descobrir o que os brasileiros esperam das comunicações no ano de 2050. Segundo o levantamento, 33% da população acreditam na extinção de livros, revistas e jornais impressos. Os brasileiros são mais otimistas que os norte-americanos, já que um estudo parecido da Pew Research Center mostrou que maioria dos norte-americanos (64%) acredita que os jornais impressos deixarão de existir até 2050. O estudo brasileiro analisou ainda as respostas por faixa etária e curiosamente os participantes mais velhos, com 55 anos ou mais, que tenderiam a ser mais conservadores, são os que mais acreditam na extinção do formato impresso para a geração de conteúdo (42%). Outro dado que merece destaque é observado quando são comparadas as respostas pelas regiões brasileiras. A população do Nordeste é a mais tradicionalista - 62% das pessoas não acreditam na extinção dos materiais impressos -, já a região Centro Oeste é mais revolucionária, pois somente 45% das pessoas acreditam na resistência do formato impresso nas publicações que circularem em 2050. Quando analisadas as respostas por nível de escolaridade, uma nova surpresa: enquanto 57% das pessoas com curso superior acreditam que ainda haverá periódicos impressos, 48% das pessoas sem curso superior têm a mesma crença.

Fonte: AdNews

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PEC dos Jornalistas fica para fevereiro


Ficou para fevereiro de 2012 a votação em segundo turno da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 33/2009, que restabelece a exigência de diploma de curso de nível superior de Comunicação Social para o exercício da função de jornalista. O acordo para votação da matéria foi anunciado pelo líder do DEM, senador Demóstenes Torres (GO), na sessão deliberativa n última terça (13). A PEC dos Jornalistas, como a proposição ficou conhecida, foi aprovada em primeiro turno pelo Senado em 30 de novembro, com 65 votos favoráveis e 7 votos contrários. A votação em segundo turno, no entanto, ficou à espera de um acordo entre as lideranças partidárias, o que só ocorreu esta semana.

Fonte: Agência Senado

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Internet e publicidade

A Internet foi a mídia que mais cresceu em termos de investimentos de publicidade até setembro deste ano. De acordo com números do Projeto Inter-Meios, o faturamento dos veículos online com propaganda saltaram quase 22%, bem acima da 2ª colocada, a TV por assinatura, que cresceu 16%. Com isso, o faturamento da internet chegou a 999 milhões de reais entre janeiro e setembro. Isso coloca o meio como o 4º maior veículo (5%) para publicidade, atrás da TV aberta (63%), jornais (12%) e revistas (7%). Para outro instituto que monitora o mercado publicitário, o IAB, a internet responde pelo dobro – 10%. O IAB coloca no bolo da internet os gastos com links patrocinados e sites de comparação de preços, que não são considerados pelo Inter-Meios. No total, o mercado publicitário brasileiro movimentou 20,1 bilhões de reais até setembro, de acordo com o relatório.
O Inter-Meios é um relatório de investimentos em mídia coordenado pelo jornal Meio&Mensagem.

Acessos móveis podem crescer 166% até 2014

O Brasil deve chegar a 2014, ano em que o país vai sediar a Copa do Mundo, com 92 milhões de acessos à banda larga móvel. A estimativa implica uma alta de 166% em relação aos números do fim do terceiro trimestre, quando o país tinha 34,5 milhões de acessos desse tipo. O relatório foi divulgado ontem pela consultoria de mercado Teleco no Balanço Huawei de Banda Larga.
Para atingir esse nível de crescimento nos próximos anos, o país terá de contar, principalmente, com a expansão da base de smartphones. Segundo projeções da consultoria Informa, a participação dos celulares inteligentes deve chegar a 15% ao fim de 2011. Até 2016, entretanto, a expectativa é que essa taxa avance para 40% e que o Brasil seja responsável por 66% das vendas de smartphones na América Latina. Em 2010, esse tipo de equipamento representava 10,6% da base de aparelhos celulares do país.
De acordo com Marceli Passoni, analista de mercado da Informa, a recente chegada de smartphones com preços mais populares - de até R$ 100 - é um fator importante para o crescimento das vendas deste tipo de equipamento no país.
Com o avanço da base de smartphones, as pessoas têm passado a utilizar mais serviços de dados, comportamento que já se reflete nos balanços das operadoras de telefonia. Segundo dados divulgados pelo Teleco, os serviços de dados já representam quase 20% das receitas das teles, um avanço de 39% em comparação com o ano anterior. Em países como Japão e Estados Unidos essa taxa é superior a 40%. Na Europa, os serviços de dados representam 30% das receitas.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Internet gratuita nos aeroportos

Hoje restrita a apenas 15 minutos antes do embarque, a internet sem fio gratuita nos aeroportos agora vai ser ilimitada. A decisão é da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que tem 20 dias para contratar uma ou mais empresas de telefonia que vão prestar o serviço. A estatal garante que todos estarão conectados a partir do começo do ano que vem – março é o mês limite para a medida entrar em vigor. A decisão vai valer nos aeroportos de São Paulo (Cumbica, Congonhas, Viracopos e Campo de Marte), Rio de Janeiro (Galeão, Santos Dumont e Jacarepaguá), Belo Horizonte (Confins e Pampulha), Brasília, Manaus, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza, Natal, Salvador e Cuiabá. Hoje, os 15 minutos de internet gratuita são restritos apenas a Cumbica, Congonhas, Galeão e Brasília.
Uma regra imposta pela Infraero é que a internet gratuita só pode ser usada a partir do aeroporto de origem, ou seja: se uma pessoa viaja de Congonhas para Porto Alegre, por exemplo, só terá direito a usar a internet no aeroporto paulista. Na volta, se quiser, pode pagar por mais tempo de conexão.
A internet livre não vai ficar disponível no aeroporto inteiro – somente na área de embarque, depois do raio X. Para que o passageiro consiga se conectar à rede, duas alternativas estão sendo estudadas. A primeira é deixar o processo funcionando como é hoje: com o cartão de embarque na mão, o passageiro vai ao balcão de informações da Infraero e pega um cartãozinho com uma senha e um passo a passo de como se conectar.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Resíduos Sólidos Urbanos

A Prefeitura de Maringá realiza nesta quinta-feira, 15 de dezembro,  Audiência Pública sobre “Destinação Final dos Resíduos Sólidos Urbanos para municípios de médio porte e Regiões Metropolitanas, Médias Cidades”. Especialistas estarão expondo as várias tecnologias disponíveis e tirando as dúvidas dos interessados. A Audiência Pública, aberta a todos os interessados, começa às 19 horas, no Auditório do Sebrae/PR, na avenida Bento Munhoz da Rocha, 1116. Esta  Audiência estava previamente programada, e faz parte da estratégia de busca de novas alternativas para manejo de Resíduos Sólidos Urbanos. O evento, esclarece a administração, não prevê e não será utilizado para apresentação, debate ou deliberação sobre o Plano Municipal de Saneamento, que está em consulta pública no site da Prefeitura – www.maringa.pr.gov.br.

De volta pro futuro

Estive ausente por motivos bem legais. Não briguem comigo!!! Participei de um evento sensacional em Curitiba: II Seminário de Ensino de Jornalismo, lá na Universidade Tuiuti. Encontrei e conheci pessoas sensacionais. Me fizeram sentir saudade da sala de aula. Engajadérrimos!!!! Vi amigos que estão morando em Curitiba, na nopite de quinta. E ex-alunas que agora são minhas grandes amigas. Depois fui ver Lucas, meu filho, comemorar o aniversário de minha nora, Gabriela, e conhecer a família dela, Virgínia e Telmo. De quebra, dei um mergulho em Pontal do Sul, para recarregar as baterias. Como eu amo o mar, gente!!!! Por fim, conheci uma garotada sensacional, estudantes de Oceanografia. Eu adoro esse clima de universidade! Nasci para isso, gente!!! Mas, estou de volta e agora equipada com mobile phone. Não vou deixar de postar, ok?

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Maringá assina o Pacto Global das Nações Unidas


Maringá é a terceira cidade do Brasil a aderir ao Pacto Global, proposição da Organização das Nações Unidas – ONU - que visa a incorporação das práticas de responsabilidade social como valores fundamentais em todas as áreas de trabalho e de relacionamento. O Pacto Global se reflete através de 10 princípios universais, que derivam da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

1. Respeitar e proteger os Direitos Humanos.
2. Impedir violações de Direitos Humanos.
3. Apoiar a liberdade de associação no trabalho.
4. Abolir o trabalho forçado.
5. Abolir o trabalho infantil.
6. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho.
7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
8. Promover a responsabilidade ambiental
9. Encorajar tecnologias que não agridam o meio ambiente.
10. Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mobilização Estadual Contra a Corrupção


Entre os dias 14 e 16 de dezembro, a Curitiba será palco de uma grande mobilização pela moralidade. A “II Mobilização Estadual Contra a Corrupção” é promovida pela FUNPAR. A campanha é uma iniciativa suprapartidária e pretende mobilizar os gestores públicos, personalidades das três esferas de Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário), membros da academia e sociedade civil. O objetivo é fomentar a cultura da moralidade administrativa, por meio do aprimoramento de fórmulas de atuação conjunta no combate à corrupção para todos os níveis sociais, além de encorajar o cidadão a fiscalizar atos que violam a honestidade na vida pública. Tomara que nossos vereadores passem por lá!!!!!!!

domingo, 4 de dezembro de 2011

Norival Rizzo no Farol

Encerrando o projeto Pizza com Graça no Farol Brasil, Norival Rizzo vai mostrar porque é considerado um dos maiores atores comediantes da atualidade. O espetáculo está marcado para a terça e quarta (6 e 7 de dezembro), às 21h no Farol Brasil. Reserve sua mesa e Divirta-se. Telefone 3226.8521.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Rei Salomão no Rio das Amazonas

Na segunda-feira, dia 5, será realizada a palestra de lançamento da segunda edição do livro As Viagens dos Vassalos do Rei Salomão ao Rio das Amazonas, proferida pela autora, Lídice Canella. O evento terá início às 20 horas, no auditório da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), da Universidade Estadual de Maringá, no Bloco 036, no câmpus sede da instituição. Vale destacar que o livro é uma ampla e profunda pesquisa histórica empreendida, durante sete anos, pela escritora, que se baseou no texto do início do século XIX do pesquisador Vicomte Enrique Onffroy de Thoron. Lídice ressalta que a impressão causada pela leitura da obra de Thoron a levou a pesquisar mais a fundo o tema. Conforme o apanhado histórico da escritora carioca radicada em João Pessoa (PB), o Rei Salomão e o Rei de Hirão, de Tiro, navegaram pelo rio Amazonas entre 993 a 960 antes da era cristã.

Serviço:
Palestra e lançamento da segunda edição As Viagens dos Vassalos do Rei Salomão ao Rio das Amazonas, proferida pela autora, Lídice Canella.
Data: 5 de dezembro, às 20 horas.
Local: Auditório da Fadec, Bloco 036, câmpus sede da UEM.
Entrada Franca.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Adoção de cães

O Programa de Controle da População de Animais na UEM (Proanimal) promove, neste sábado (3), um evento de adoção de cães. O evento será realizado, das 10 às 16 horas, no estacionamento próximo à agência da Caixa Econômica Federal, no câmpus sede da Universidade. Cerca de vinte animais serão colocados para doação, entre filhotes e adultos. São cães que estão no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Maringá. No ato da adoção, é necessário apresentar os documentos pessoais e comprovante de residência. Será preenchido um cadastro para facilitar o acompanhamento do animal, especialmente no período de adaptação. A equipe do Proanimal fará esse trabalho.

Centro de Memória e Cultura da Comunidade Kaingang

Será inaugurado, no dia 5, o Centro de Memória e Cultura da Comunidade Kaingang da Terra Indígena Faxinal, no município de Cândido de Abreu. O espaço foi construído pela Universidade Estadual de Maringá com recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná/Unidade Gestora do Fundo Paraná, que repassou R$ 478 mil ao projeto coordenado pelo professor Lúcio Tadeu Mota. A iniciativa teve apoio da Prefeitura de Cândido de Abreu, que efetuou a terraplanagem do local, e da Funai que fez a cessão do terreno.
Em 550 m², estão distribuídos espaço para exposição de artesanatos, sala multiuso (reuniões, cursos, eventos), parte administrativa e alojamento para pesquisadores. Os objetivos do centro são a recuperação e reavivamento de aspectos da cultura dos Kaingangs do Vale do Rio Ivaí, conservação e exposição da história dos índios Kaingangs daquela região e divulgação de aspectos históricos e culturais dessa comunidade por meio de distribuição de folders aos visitantes.
A comunidade Kaingang da Terra Indígena Faxinal é composta por 108 famílias, que serão beneficiadas com a obtenção de renda proveniente de apresentações culturais, da comercialização de artesanato, souvenires, comidas típicas e outros. A inauguração do centro será às 16 horas.
da Terra Indígena Faxinal, no município de Cândido de Abreu. O espaço foi construído pela Universidade Estadual de Maringá  e a Funai fez a cessão do terreno. Em 550 m², estão distribuídos espaço para exposição de artesanatos, sala multiuso (reuniões, cursos, eventos), parte administrativa e alojamento para pesquisadores. Os objetivos do centro são a recuperação e reavivamento de aspectos da cultura dos Kaingangs do Vale do Rio Ivaí, conservação e exposição da história dos índios Kaingangs daquela região e divulgação de aspectos históricos e culturais dessa comunidade por meio de distribuição de folders aos visitantes. A comunidade Kaingang da Terra Indígena Faxinal é composta por 108 famílias, que serão beneficiadas com a obtenção de renda proveniente de apresentações culturais, da comercialização de artesanato, souvenires, comidas típicas e outros. A inauguração do centro será às 16 horas.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Agora,passarei a postar mobile. Demorou!!!! Mas, lembrem-se: sou de 63.
Abcs

Requalificação dos largos no Pelourinho

Organizado pelo IAB/BA e promovido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) o concurso de ideias para a requalificação de largos no Pelourinho, no centro histórico de Salvador, está com inscrições abertas até 23 de dezembro. A equipe vencedora ganhará prêmio de 25 mil reais e será encarregada da elaboração do projeto executivo com contrato no valor de 700 mil reais. Os largos que são objeto das interveções são: Pedro Arcanjo, Teresa Batista e Quincas Berro D’Água. Serão princípios básicos de avaliação a qualidade estética e técnica, a plasticidade, a acessibilidade, a exequibilidade financeira e a durabilidade dos materiais, tendo em vista a melhor utilização da área, pela população local e flutuante. Uma das inovações do concurso é que os projetos deverão ser enviados exclusivamente por meio eletrônico.
Para participar, a taxa de inscrição é de 350 reais para os associados dos núcleos do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) que estiverem em dia com suas obrigações até o segundo semestre de 2011 e de 500 reais para os demais. Informações adicionais podem ser obtidas nos sites www.ipac.ba.gov.br ou www.iab-ba.org.br/concursoslargospelourinho .

Saúde capacita pessoal para implantação do APSUS

A Secretaria de Saúde está encerrando o ciclo de capacitação dos agentes ambientais no Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde no SUS (APSUS), programa do Governo do Estado. O APSUS institui uma nova lógica para a organização da Atenção Primária à Saúde, estreitando as relações entre Estado e municípios, fortalecendo as capacidades de assistência e de gestão, com vistas à implantação das Redes de Atenção à Saúde (RAS) na implementação do Sistema Único de Saúde.
O APSUS de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, pretende melhorar o atendimento da população em todas as regiões do estado. O Plano está sendo implementado em fases. No momento está em curso um processo de Educação Permanente, desencadeado por meio deondas formativasque envolvem as Regionais de Saúde, Municípios e Universidades na realização de Oficinas de Planificação da Atenção Primária à Saúde. As oficinas serão constituídas por módulos que atingirão em torno de 30 mil trabalhadores e gestores em saúde.