Nesta quinta-feira (29), o Cinuem exibe Noite e Neblina, um curta metragem sobre os campos de concentração nazistas, realizado em 1955, por Alain Resnais. A obra é fruto de um pedido do Comitê de História da Segunda Guerra Mundial, dirigido, na época, pelos historiadores Henri Michel e Olga Wormser.
Com apenas 32 minutos, o curta foi e tem sido considerado como “um dispositivo de alerta” contra o nazismo e contra todas as formas de extermínio. Como dizia Jean Cayrol, ex-prisioneiro de um dos campos de concentração e autor do texto de Noite e Neblina, “um dispositivo de alerta contra todas as noites e todos os nevoeiros que caem sobre a terra que, no entanto, nasceu ao sol e para a paz”.
Parafraseando François Truffaut, o curta é “uma lição de história, inegavelmente cruel, mas merecida”. Após a exibição, os comentários sobre o filme estarão sob a responsabilidade da professora Evandir Codato (DHI).
O Cinuem realiza suas atividades sempre às 18 horas das quintas-feiras, no auditório do bloco I-12, do Curso de Pedagogia, que fica ao lado da Geografia, da Anpacin e em frente ao restaurante da Aduem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário