quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Aplique seu IRPF em assistência social



A campanha de dedução de parte do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e para o Fundo Pró-Idoso (FPI) está aberta. A iniciativa é da Prefeitura de Maringá, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e do Sindicato dos Contabilistas. A ideia é reverter parte do que o contribuinte deve ao imposto de renda para ações de assistência social. A captação do FIA e do FPI será feita por recolhimento de boletos bancários fornecidos pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e pelas entidades assistenciais participantes. Os boletos poderão ser emitidos no site da Prefeitura (www.maringa.pr.gov.br – link FIA e link FPI) a partir desta quinta-feira (01/11). Os valores serão depositados em conta específica dos Fundos.

Domingo no Parque


A Secretaria de Meio Ambiente promove, no próximo domingo, 4 de novembro, uma série de atividades recreativas no Parque do Ingá. Com educação ambiental, esporte, cultura e lazer, o projeto “Domingo no Parque” tem o objetivo de incentivar a comunidade visitar uma das áreas verdes mais importantes da região. De acordo com a bióloga do parque, Anna Faria Soares, além de estimular a integração das pessoas, o projeto visa sensibilizar os participantes para a preservação do meio ambiente.
Durante a manhã, a partir das 8 horas, estagiários de Educação Física do parque ministram aulas de ginástica e alongamento para a população. Na tarde, das 14 às 17 horas, a atração fica por conta do passeio de bicicletas ao redor do lago, jogos ambientais para as crianças, além da Feira da Troca Sustentável, a ideia é proporcionar a troca de produtos como livros, sapatos, e roupas que estejam em bom estado de conservação, seguindo os princípios da diminuição de resíduos. Formidável!!!

Serviço:
Mais informações pelo telefone 3901-1889 (Parque do Ingá – Anna Faria Soares).

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mostra Social é formidável

Um evento que é preciso ajudar a divulgar. 
Instituições públicas e privadas, igrejas e outras entidades que desenvolvem projetos sociais têm até terça-feira (30), para realizar a inscrição na Mostra Social, que acontecerá no dia 9 de novembro, no Cesumar. A ação tem como objetivo dar visibilidade aos projetos e outras iniciativas sociais em prol da comunidade, conquistando voluntários, oportunidades e propiciando melhorias.
Podem participar instituições e voluntários que desenvolvam projetos que estejam de alguma forma em consonância com pelo menos um dos Objetivos do Milênio, como iniciativas que abrangem as áreas de combate a fome e a miséria, educação básica de qualidade, igualdade entre os sexos, redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde das gestantes, combate a AIDS e respeito ao meio ambiente.
 
Serviço:
Inscrição e regulamento no site www.provopardemaringa.gov.br
Mais informações no Provopar, pelo telefone 3221-1208 (Adriana Pierini).

Rotaventurinha movimenta Parque do Ingá

A Rotaventura Brasil, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Maringá, promove, neste sábado (27), no Parque do Ingá, a 1ª Rotaventurinha. Trata-se de uma corrida de aventura objetivando a realização de atividades que contribuem para o desenvolvimento físico, intelectual e social das crianças. Para participar é necessária a inscrição da família da criança, com no mínimo dois e no máximo cinco integrantes.
Para isso, só acessar o site www.rotaventura.com.br para preencher uma ficha e fazer a doação de pelo menos um brinquedo, no dia do evento. As doações serão destinadas a uma das entidades cadastradas junto ao Provopar de Maringá.
Formidável a iniciativa. Há um tempo, um post do blog reclamou do abandono do Parque do Ingá. Fui passear como uma professora do mestrado do Cesumar que é de Apucarana e ela ficou triste de ver uma área como o nosso parque jogada fora. Acredito que, com a realização de atividades por lá, a coisa melhore. Vou lá para ver. Prometo!!
Serviço:
1ª Rotaventurinha
Local: Parque do Ingá
Horário: Largada às 15 horas (Inscritos deverão comparecer às 14 horas)

Mais informações através do telefone 3901-1889 (Parque do Ingá)

Multa pra quem jogar bituca de cigarro no chão



Essa é muito boa, de verdade!!! Sem trocadilhos!!! Vereadores de Curitiba aprovaram nesta quarta-feira (24) o projeto de lei que prevê multa aos fumantes que jogarem bitucas de cigarros no chão. Afinal, elas levam cinco anos para se decompor (veja ilustração). A proposta também pretende promover a reciclagem das quase 1,5 toneladas de bitucas que são jogadas por dia nas ruas da capital paranaense.
Na votação desta quarta foram aprovadas emendas ao projeto. Uma delas transfere a responsabilidade de reciclagem aos fabricantes e comerciantes, e a outra obriga fabricantes e comerciantes a disponibilizarem aos consumidores o serviço de recebimento dos filtros de cigarros. A proposta contempla, ainda, ampla divulgação e conscientização da população.
A redação final do texto deve ser analisada pelos vereadores na próxima segunda-feira (29). Posteriormente, o projeto será encaminhado ao Poder Executivo. Caso seja sancionado pelo prefeito Luciano Ducci, a lei entra em vigor 90 dias após a data da publicação.
FOR-MI-DÁ-VEL!!!!!!!!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cidade Industrial será ambientalmente sustentável



Os representantes das doze primeiras empresas a assinarem contrato para se instalarem no novo Parque Cidade Industrial também assumiram o compromisso de construir seus espaços com certificado de sustentabilidade ambiental. Essa é uma exigência contratual para todas as empresas que vão se instalar no parque, que será um marco na história de Maringá. Vamos ficar de olho e acompanhar esse projeto. Afinal, a proposta é a instalação de 400 empresas por lá! Se não ficar só na promessa será mesmo FOR-MI-DÁ-VEL!!!

A UEM é cor-de-rosa





A UEM entra na campanha mundial pelo diagnóstico precoce e tratamento imediato do câncer de mama, o Outubro Rosa. As fachadas do Hospital Universitário e do Hemocentro ganharão luz cor de rosa. No Dia do Servidor, 28 de outubro, eles receberão laços no formato de infinito, uma lembrança de que o cuidado não deve parar nunca. Se diagnosticado cedo, a chance de cura da doença, sob tratamento adequado, é de 95%. O exame está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.


No Paraná, haverá atividades de conscientização nas 22 Regionais de Saúde do Estado, com apoio dos municípios e de 50 entidades apoiadoras da campanha. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que o Estado registre neste ano 3.110 casos novos de câncer de mama. Somente em 2010, 759 pessoas morreram no Estado em decorrência da doença no Estado. Em 2011, foram 799 mortes.

Campanha contra acidentes será feita até por celular



Até que enfim o governo acordou para o problema do trânsito. Vai elevar o tom do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada). Para isso, planeja mudanças legislativas, ações com estatais e distribuição de bafômetros pelo País. Antecipando-se a uma eventual decisão pela "tolerância zero" no trânsito, atualmente em discussão no Congresso, o Ministério das Cidades vai distribuir até o fim do ano 1 milhão de aparelhos medidores de álcool no sangue para Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) e incentivar uso do equipamento pela Polícia Rodoviária Federal.
A estratégia faz parte do pacto lançado no Palácio do Planalto, que vem atraindo apoio de artistas e esportistas que perderam parentes e amigos em acidentes de carro. A atriz Cissa Guimarães e o piloto Emerson Fittipaldi, por exemplo, atuarão na campanha.
No setor privado, ônibus urbanos e metropolitanos devem ceder os vidros de trás para adesivos do pacto nacional, de acordo com negociações em curso com a Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (ANTU). Bancos e seguradoras já procuraram o governo para se informar a respeito de parcerias, porque desejam aderir ao esforço e, em consequência, economizar gastos com sinistros de acidentes de trânsito.
Até o celular vai entrar na campanha. A operadora de telefonia Oi vai incluir um aplicativo em todos os celulares que comercializa para orientar sobre o perigo de dirigir falando ao telefone ou mandando SMS. O alvo principal do governo é convencer jovens entre 18 e 30 anos a agir de forma responsável ao volante, pois é nessa faixa etária que se concentram acidentes. Mas vemos adultos, senhores e senhoras usando o telefone e dirigindo. Eles também precisam de um puxão de orelha.
Hoje, vi uma mão, com a filha na garupa da Bizz que entrou na contramão da rua para acessar a portaria do prédio. Foram 100 metros, ok, mas é assim que se cultiva um adolescente infrator. Depois, não adianta chorar as conseqüências de um acidente, já que o exemplo veio da família.
Fonte: O Estado de S. Paulo

Site mostra como trabalhar a cultura digital na educação



Olha que legal! Materiais produzidos por educadores de três escolas públicas de Pernambuco, Tocantins e Ceará estão sendo disponibilizados em um site para ajudar outros professores do ensino fundamental e médio a trabalharem a cultura digital em sala de aula. O recém-lançado portal Telinha na Escola quer estimular educadores e alunos a experimentarem as novas tecnologias de uma forma criativa e que transforme os processos de aprendizagem.
Na seção “aulas criativas”, por exemplo, há planos de aulas que o ajudam a ensinar sobre o uso das redes sociais, a realizar dinâmicas de reflexão sobre a história das mídias interativas no Brasil ou até mesmo a levar a história do hipertexto para a sala de aula. Na categoria “edição”, estão materiais que auxiliam na criação de vinhetas animadas ou vídeos literários. Enquanto em “mobilidade”, é possível achar conteúdos que orientam o professor a trabalhar temas como mídia e cidadania usando máquinas fotográficas e aparelhos celulares.
O site é resultado de um trabalho realizado, desde 2009, pela ONG Casa da Árvore, nas escolas Arraial Novo do Bom Jesus (PE), Don Alano (TO) e Joaquim Alves (CE). A instituição vem capacitando professores para pensarem e produzirem aulas usando as novas tecnologias. E tudo que é realizado nessas escolas fica disponível para uso livre e aberto (em licença Creative Commons) e pode ser editado, modificado e reproduzido livremente por qualquer educador.
Isso é que utilizar de forma adequada o universo de compartilhamento da internet. Formidável!!!
Fonte: O Globo Online

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Recado do pessoal das artes de Maringá

Há alguns dias, um pequeno grupo de artistas se reuniu e convocou um primeiro encontro com vistas a criar uma Associação que represente a classe artística e dos produtores culturais maringaenses. Nesta ocasião, contamos com a presença de mais de 60 pessoas envolvidas com arte e cultura. Desde lá, investimos na estruturação um estatuto que prevê os objetivos gerais e a estrutura política da instituição, que prevê tecer um diálogo mais consistente com o poder público e a iniciativa privada afim de, juntos, construir políticas culturais realmente eficientes, descentralizadas, e que garanta tanto a produção local quanto o acesso da população em geral.
Enfim, estamos a um passo de finalmente fundar nossa Associação e, para isso, convidamos a todos os artistas, produtores culturais e simpatizantes, a participarem da Assembléia de Constituição, na qual será aprovado e assinado o estatuto  por todos os presentes, marcando, assim, a fundação da AMAC.
A assembleia é no dia 28, domingo, às 17 horas, no Teatro Oficina da UEM.

Estação Ciência abre exposição Vias do Coração

Pessoal, desculpe pelo sumiço. A mil com eventos, viagens, orientações... um caminhão de coisas. Volto para falar de uma iniciativa bem legal. Será inaugurada no dia 31 de outubro a exposição “Vias do Coração”, uma iniciativa do laboratório Sanofi em parceria com o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz, da Fiocruz.
A mostra apresenta informações sobre a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. Integra o projeto "Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos", um museu de ciências itinerante desenvolvido pelo Museu da Vida.
Inspirada em modelos adotados por museus internacionais de ciências, “Vias do Coração” foi desenvolvida para funcionar como exposição itinerante, estruturada em várias estações de forma evolutiva e lúdica. Ricamente ilustrado, o conteúdo é distribuído por painéis, terminais com testes multimídia, vídeos em 3D, bancadas de microscópios, além da apresentação de modelos anatômicos por monitores.
A exposição fica em cartaz até 31 de março de 2013, na Estação Ciência, situada na Rua Guaicurus, 1394, na Lapa , São Paulo. O horário de funcionamento de terça a sexta-feira é das 8h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Que for a São Paulo precisa colocar esta atividade na agenda.
Mais informações: www.eciencia.usp.br/agendamento.

Fonte: Agência Fapesp