sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Multa pra quem jogar bituca de cigarro no chão



Essa é muito boa, de verdade!!! Sem trocadilhos!!! Vereadores de Curitiba aprovaram nesta quarta-feira (24) o projeto de lei que prevê multa aos fumantes que jogarem bitucas de cigarros no chão. Afinal, elas levam cinco anos para se decompor (veja ilustração). A proposta também pretende promover a reciclagem das quase 1,5 toneladas de bitucas que são jogadas por dia nas ruas da capital paranaense.
Na votação desta quarta foram aprovadas emendas ao projeto. Uma delas transfere a responsabilidade de reciclagem aos fabricantes e comerciantes, e a outra obriga fabricantes e comerciantes a disponibilizarem aos consumidores o serviço de recebimento dos filtros de cigarros. A proposta contempla, ainda, ampla divulgação e conscientização da população.
A redação final do texto deve ser analisada pelos vereadores na próxima segunda-feira (29). Posteriormente, o projeto será encaminhado ao Poder Executivo. Caso seja sancionado pelo prefeito Luciano Ducci, a lei entra em vigor 90 dias após a data da publicação.
FOR-MI-DÁ-VEL!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Com todo o respeito ao trabalho da vereadora, o projeto de lei em questão é completamente inócuo e, se somara a dezenas de outras Leis que não servem para absolutamente nada. Ele não tem começo, nem fim e mistura a obrigação do poder publico com a logística reversa. A bituca de cigarro é considerada um micro lixo poluente e inimigo do meio ambiente. Com as legislações, não ocorreram reduções no uso do cigarro, mas sim um deslocamento do uso das áreas internas para as áreas externas. Ótimo! Porém não existem coletores especiais espalhados pela cidade, assim milhões desses resíduos dão descartados nas ruas, praças, parques e outros locais públicos. Em Curitiba, o PROGRAMA BITUCA ZERO, da empresa Ecocity Soluções Ambientais, já coletou e reciclou mais de 1,2 milhoes de bitucas, dando a elas um destino ambientalmente correto. O PROGRAMA, sem contar com apoio de órgão públicos, é a maior ação sócioambiental na área do resíduo ambiental em todo o Brasil. 100% Paranaense, o PROGRAMA BITUCA ZERO atende industrias de Curitiba, formando uma parceria do bem, retirando esse resíduo do meio ambiente e evitando que ele polua nossos rios, e se avolume em nosssos aterros. www.ecocitybrasil.com.br

    ResponderExcluir