Duas alunas do primeiro ano de Espanhol, do curso de Secretariado Trilingue da UEM, vão participar do VI Congresso Internacional Roa Bastos (foto) – arquivos de fronteira, na Unila – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em Foz de Iguaçu, nos dias 28 a 30 deste mês. Na ocasião, vão apresentar um vídeo de dez minutos de duração, intitulado Archivística de un expatriado.
O título se deve ao fato de que os alunos de Secretariado têm familiaridade com arquivos, dado o teor de sua profissão. Além disso, cursam uma disciplina chamada Arquivística, que o dicionário espanhol traduz também por “arquivología” – em que se revelam os segredos de armazenar dados em arquivos, substratos da memória. A apresentação visa unir o lado profissional de um empregado subserviente e organizado, com o lado poético de vasculhar as lembranças de um executivo que tem que deixar seu país natal. Dessa maneira, a produção oferece um recorte textual do universo do estudante universitário que desempenha sua função num escritório, assim como incentiva a criação de diálogos que retratam o lado pessoal e íntimo do profissional.
O vídeo reúne textos em espanhol e Libras - língua brasileira de sinais, e é organizado e dirigido pelas professoras de espanhol da UEM, Luizete Guimarães Barros e Viviane Lugli, com montagem e câmera de Christian Abes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário