quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Acessos móveis podem crescer 166% até 2014

O Brasil deve chegar a 2014, ano em que o país vai sediar a Copa do Mundo, com 92 milhões de acessos à banda larga móvel. A estimativa implica uma alta de 166% em relação aos números do fim do terceiro trimestre, quando o país tinha 34,5 milhões de acessos desse tipo. O relatório foi divulgado ontem pela consultoria de mercado Teleco no Balanço Huawei de Banda Larga.
Para atingir esse nível de crescimento nos próximos anos, o país terá de contar, principalmente, com a expansão da base de smartphones. Segundo projeções da consultoria Informa, a participação dos celulares inteligentes deve chegar a 15% ao fim de 2011. Até 2016, entretanto, a expectativa é que essa taxa avance para 40% e que o Brasil seja responsável por 66% das vendas de smartphones na América Latina. Em 2010, esse tipo de equipamento representava 10,6% da base de aparelhos celulares do país.
De acordo com Marceli Passoni, analista de mercado da Informa, a recente chegada de smartphones com preços mais populares - de até R$ 100 - é um fator importante para o crescimento das vendas deste tipo de equipamento no país.
Com o avanço da base de smartphones, as pessoas têm passado a utilizar mais serviços de dados, comportamento que já se reflete nos balanços das operadoras de telefonia. Segundo dados divulgados pelo Teleco, os serviços de dados já representam quase 20% das receitas das teles, um avanço de 39% em comparação com o ano anterior. Em países como Japão e Estados Unidos essa taxa é superior a 40%. Na Europa, os serviços de dados representam 30% das receitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário