quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Renomada pesquisadora no ensino de arte profere palestra em Maringá

A Secretaria de Educação, por meio da Assessoria Pedagógica de Arte do Programa Mais Educação e Escola Integral, traz a renomada pesquisadora pós-doutora, Anna Mae Barbosa, para proferir nesta quinta-feira (1º), sobre o ensino de arte aos educadores da rede municipal de ensino. O evento integra a formação continuada dos profissionais da educação para promover a reflexão e estudo sobre as experiências e conhecimentos acumulados na área.
A pesquisadora e professora Anna Mae é a principal referência no Brasil dentro da especialidade do ensino de arte, sendo a primeira brasileira com doutorado em Arte-Educação, defendido em 1977, na Universidade de Boston, e tendo elaborado o método de ensino de arte, utilizado como base referêncial para os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e para as Diretrizes Estaduais de Arte no Paraná.
Anna Mae também foi a primeira pesquisadora a se preocupar com a sistematização do ensino de Arte. Durante as ações como diretora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de São Paulo, desenvolveu em 1987 o primeiro programa educativo do gênero, ainda hoje a base da maioria dos programas em Arte-Educação do Brasil.
A palestrante é autora de diversos artigos de publicação nacional e internacional, de textos em jornais, revistas e livros, de fundamental importância na área de estudo e pesquisa sobre métodos e metodologias do ensino de arte. Atualmente é professora aposentada da pós-graduação em Arte-Educação da Escola de Comunicação e Artes ( ECA) da Universidade de São Paulo.

Serviço:
Palestra sobre Arte-Educação
Local: Bloco 10 – Cesumar
Horário:
Manhã – 9h30 às 11h30
Tarde – 14h30às 16h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário