quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Fórum Mundial de Comunicação e Inclusão Digital


O Fórum Mundial de Comunicação e Inclusão Digital foi lançado nesta terça-feira, 18, em cerimônia realizada na sala de reuniões do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Promovido pela Secretaria Estadual de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), o evento pretende debater liberdade de expressão e cultura digital. A secretária Vera Spolidoro e representantes de entidades parceiras da Secom firmaram compromisso para a realização do fórum entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro de 2012, na sede da Fiergs.
Estiveram no evento de apresentação o atual presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Federação de Periodistas da América Latina e Caribe (Fepalc), Celso Schroeder; a secretária-geral da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), Beth Costa; o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, José Nunes; o presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), Daniel Skowronsky; e o presidente da Agert, Alexandre Gadret. "Estamos honrados em participar desse momento tão significativo para o nosso Estado", disse Gadret.
Segundo Beth Costa, o debate sobre a liberdade de expressão e sobre a era digital já é feito em países da Europa, África e Ásia. "O Governo gaúcho está de parabéns pelo esforço em realizar esse evento. O Fórum será um espaço propício para debater e pensar o futuro do jornalismo a partir das novas tecnologias." Para Vera Spolidoro, a era digital trouxe mudanças também nas relações de trabalho na área da comunicação: "Quando é o tempo livre do jornalista?", indagou a titular da Secom, ponderando que, hoje, o profissional tem que estar constantemente "conectado" ou "online" em todos os lugares.
O Fórum Mundial de Comunicação e Inclusão Digital deverá mobilizar pesquisadores, universidades, profissionais da área da comunicação e cultura, entidades e representantes de movimentos sociais. Com uma estimativa de público de 5 mil pessoas, o evento vai trazer à Capital gaúcha cerca de 40 palestrantes de outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário