segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Campanha de Combate ao Câncer de Mama

A Secretaria da Mulher se reuniu com entidades na terça-feira (30), para definir ações da Campanha de Combate ao Câncer de Mama, que será realizada entre os dias 21 e 26 de novembro. Além de contar com a presença da secretária da Mulher, Terezinha Pereira, participaram da reunião representantes de secretarias municipais, Provopar, associações, igrejas, sindicatos, instituições de ensino e demais parceiros. Na campanha, serão realizados exames preventivos gratuitos como mamografia e ultrassonografia, passeata e distribuição de folhetos informativos nas principais avenidas da cidade. A secretária da Mulher, Terezinha Pereira, destaca que um dos principais objetivos da campanha é conscientizar a população quanto à importância dos exames preventivos.

Câncer de mama
O câncer de mama geralmente se apresenta como nódulo no seio. O crescimento do nódulo é lento, possibilitando a descoberta ainda cedo dessas alterações, se as mamas forem periodicamente examinadas por profissionais em serviços de saúde. O risco aumenta acima dos 35 anos e após os 50 cresce rápida e progressivamente. Este tipo de câncer é o mais freqüente entre as mulheres da região sul, a cada ano cerca de 22% dos novos da doença são de mama. Apesar de apresentar um bom prognóstico quando descoberto em uma fase não muito avançada, o câncer de mama ainda apresenta altas taxas de mortalidade entre as mulheres. Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, podendo apresentar ou não dor nas mamas. Podem surgir nódulos palpáveis na axila, alterações na pele que recobre a mama, abaulamentos ou retrações e até um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Os casos de câncer na família são um aspecto muito importante quando se trata de grupo de risco, especialmente quando um ou mais parentes de primeiro grau já apresentaram a doença antes dos 50 anos de idade, porém a incidência nesses casos é de 10% do total dos casos de cânceres de mama.
A idade também é um fator de risco, a incidência aumenta conforme a idade. São fatores que aumentam as chances de se desenvolver a doença: primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após 50 anos de idade), ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e o fato de não ter filhos. A partir de lei estadual de autoria da deputada estadual Cida Borguetti, todo dia 27 de novembro é comemorado o Dia de Luta Estadual Contra o Câncer de Mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário