quarta-feira, 16 de maio de 2012

Adolescentes transformam sucata em computador para asilo



Transformar sucata digital em novas máquinas. Essa é a ideia que surgiu dentro de uma faculdade de São Vicente, no litoral de São Paulo. A coleta de computadores velhos resultou em uma nova máquina para quem mora no asilo Aconchego dos Idosos. Um trabalho que uniu a consciência ambiental e ecológica dos envolvidos.
A diretora do Ensino Superior da Escola e Faculdade Fortec, professora Silvia Maria Troncoso, conta que a iniciativa partiu da professora Rosana das Graças Utreta, em 2009, depois de um curso de informática para idosos que foi realizado durante alguns meses. "A princípio eu queria movimentar os alunos da faculdade. Eu me preocupo com a área da solidariedade. Daí eu pensei nesse lado do lixo digital. O pessoal joga tanta coisa fora que pode ser aproveitado", explica Rosana.
No ano passado, os alunos do Bacharelado em Sistemas de Informação e Tecnologia em Automação Industrial da Faculdade de Tecnologia de São Vicente se uniram e aderiram a ideia da professora. Rosana começou a divulgar nas redes sociais o projeto Inclusão Digital para Terceira Idade, com o intuito de arrecadar o maior número de peças de computadores que não estavam sendo utilizadas.
Depois de receberem material de hospitais, da população, de ex- alunos, alunos e professores, as peças foram reunidas e o grupo deu início a manutenção dos equipamentos. Durante três sábados eles ficaram concentrados no laboratório com todo o material coletado. O trabalho em conjunto gerou um computador rápido e com internet para entreter os moradores do asilo. De acordo com Troncoso, o material que não pôde ser aproveitado, porque não tinha conserto, foi levado para o Parque Ambiental Sambaiatuba, em um outro projeto de lixo eletrônico.
FORMIDÁVEL!!!!!!!

Mariane Rossi - G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário