sexta-feira, 11 de maio de 2012

Estudo mostra que 51% dos internautas buscam por produtos gratuitos na web


Baixar no computador o último episódio de um seriado ainda inédito no Brasil, ou o CD de uma banda norueguesa obscura. Cada vez mais brasileiros recorrem aos downloads na internet para adquirir produtos culturais — seja pagando por eles ou não. Um comunicado lançado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) busca desvendar o comportamento dos usuários da web no país na busca por conteúdos audiovisuais e livros. A pesquisa, realizada com 68 milhões de internautas, ouvidos em 2010, indica que 51% deles fazem downloads de arquivos com frequência. Desse grupo, 41% buscam exclusivamente formas gratuitas de download, muitas vezes ferindo direitos autorais, e são chamados no estudo de “piratas on-line”. Os 59% restantes dos internautas que baixam conteúdos desse tipo costumam tanto baixar gratuitamente os arquivos como comprá-los, seja em lojas físicas ou on-line. A esse grupo, os pesquisadores deram o nome de “downloaders” (veja quadro ao lado).
Embora seja possível dizer que esses dois tipos de usuários violam direitos autorais, os representantes do Ipea esclarecem que não dá para taxá-los como criminosos sem considerar as questões de consumo que levam indivíduos a migrarem para o mercado não legal. Ao adquirir produtos literários, da indústria fonográfica e cinematográfica, entre outros, as pessoas levam em conta o preço do produto se adquirido pelos meios tradicionais, o valor de transação e o acesso a ele.
Correio Braziliense Online

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