sexta-feira, 11 de maio de 2012

UEM leva duas produções ao Festival de Cinema

O vídeo documentário Violência – expressão da desigualdade social, e o curta Os filhos de Jeca, produzidos pela UEM, foram selecionados, entre os 456 trabalhos inscritos, no 9° Festival de Cinema de Maringá.
O vídeo documentário discute o fenômeno da interiorização da violência no Brasil. O trabalho, realizado pelo Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá, é resultado da pesquisa Uma Análise da Relação entre Segregação Socioespacial e Violência Urbana na Área Conurbada da região metropolitana de Maringá, realizada com apoio da Fundação Araucária, desenvolvida entre maio de 2009 e abril de 2011, coordenada pela professora Ana Lúcia Rodrigues. Ah, e esta que vos fala tem participação: o vídeo foi dirigido por João Rodrigues Peralta, tem roteiro da jornalista Juliana Daibert, a edição da RPS Produtora e a locução é minha: Ana Paula Machado Velho.
Já o curta Os filhos de Jeca, produzido por estudantes do curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi selecionado entre os 456 trabalhos inscritos no 9° Festival de Cinema de Maringá. Das 69 obras escolhidas, apenas duas produções são locais.  
O filme é resultado final da disciplina de Cinema do curso. Trata-se de um documentário que aborda um pouco a história dos antigos cinemas de rua de Maringá em contraponto com os cinemas de shopping.

Sobre o título Os filhos de Jeca, as acadêmicas dizem que a referência é o filme Jeca Tatu, de Mazaroppi, e que a inspiração veio pelo saudosismo expresso pelos entrevistados, grandes fãs desse memorável ator e cineasta brasileiro. Em uma feliz coincidência, esta edição do Festival de Cinema irá homenagear justamente Amácio Mazaroppi, que este ano completaria 100 anos de idade. O filme teve direção e edição de Fernanda Eda Paz Leite e Tamires Belluzzi Freitas. Karina de Azevedo foi a diretora de edição e produtora junto com Patrícia Adrian; Gabriela Petrucci assina o roteiro e a direção de som (na foto).

As produções serão exibidas durante o festival que ocorrerá de 4 a 11 de junho. O Festival de Cinema ainda não tem local e programação definidos, para mais informações acesse o site do evento: http://www.festcinemaringa.com.br/. (todas

Nenhum comentário:

Postar um comentário