quinta-feira, 7 de julho de 2011

Perfil dos internautas brasileiros


Nos últimos anos o número de aquisições de computadores nos lares do País aumentou consideravelmente. Porém, em 2010 esse número caiu, informa a pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Em contrapartida, o uso da rede vem aumentando no decorrer dos anos. Segundo o estudo, a cada 20 casas, sete possuem computador e em torno de cinco residências têm acesso à internet. Desses que tem acesso, 68% utiliza banda larga, 13% usa internet discada e 10% se conecta por banda larga móvel, como o 3G.
O levantamento da CGI também detalhou o motivo pelo qual os brasileiros usam a web. Segundo a pesquisa, 94% das pessoas se conectam a internet para se comunicar com outros usuários; 87% a utilizam para buscar informação e lazer e outros 66% para atividades relacionadas à educação. Apenas 17% dos internautas utilizam a rede para a realização de serviços financeiros.
Algo, entretanto, é unânime sobre o uso da internet no Brasil: a presença nas redes sociais. A região nordeste é a menos conectada, mas é a que tem maior percentual nas redes, chegando a 75%; seguida pela região sul e centro-oeste, empatados em 70%. O norte e o sudeste do País ficaram com os menores índices, 68 e 67%, respectivamente. Com relação ao modo com que os brasileiros usam o Twitter, a pesquisa apurou que 30% dos que ‘tweetam’ pertencem à classe A. 19% dos internautas que participaram do estudo possuem ensino superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário