quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Cinema negro é tema da Semana Afro Brasileira




Começa na segunda-feira (19) e vai até sexta (23), a VI Semana Afro Brasileira, com o tema O Negro Fazendo Cinema. A promoção é do Programa Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (Neiab), da UEM.
A semana começa com uma atividade cultural. O Grupo Maracatu Ingazeiro se apresenta às 19 horas, no Bloco H-35, onde também ocorre a abertura oficial do evento, às 19h30. Em seguida, será exibido o filme Queimada, dirigido por Gilo Ponte Corvo, em 1969.
Na terça-feira (20), às 19h30, no mesmo local, será exibido o filme de Mário Van Peebles, os Panteras Negras. Na quarta (21), a cineasta Dandara, do Rio de Janeiro, ministra a palestra Cinema de Preto – auto-imagem do negro brasileiro na era digital. Desta vez, a atividade será realizada na sala 14, do Bloco H-12, às 14h30.
Quinta-feira (22) os participantes poderão assistir à obra de Dandara, Gurufim na Mangueira (2000). O filme conta a história de um jovem músico e líder comunitário que morre subitamente. Na quadra da Mangueira, a velha guarda do samba, jovens funkeiros, amigos e admiradores se reúnem para prestar suas últimas homenagens. Mas fatos surpreendentes acontecem durante a estranha cerimônia. A exibição, feita em parceria com o CINUEM, contará com os comentários de Marivânia Araujo (DCS) e da diretora do curta, Dandara. A atividade ocorre no auditório do I-12, às 18h30.
Na sexta (23), uma mesa redonda composta pelos autores do Livro “História e Cultura Afrobrasileira: subsídios para a prática da educação sobre relações étnico-raciais”, vai discutir o tema da publicação. O debate será no Neiab, às 19h30.
O evento ainda conta com três atrações que vão de segunda a sexta: as exposições Viva Zumbi dos Palmares, na Biblioteca Central da UEM, e  Diretores Negros na Sétima Arte, no Bloco H-35; e o Especial Semana Afro Brasileira na Rádio UEM.
A Semana tem o apoio do Departamento de Ciências Sociais (DCS-UEM); do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCH-UEM); do CINUEM; e da Caixa Econômica Federal. Inscrições e informações no Bloco H-35 ou pelo e-mail neiab@uem.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário