quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Reengenharia da vida e tecnologias criativas



A coordenadora do mestrado em Promoção da Saúde do Cesumar, Cristina Vermelho, e eu, Ana Paula Machado Velho, fomos convidadas a participar de um grupo seleto de pesquisadores que irá discutir o tema Ecosystems, Synergies and Data Landscapes. A programação do evento começa com uma palestra, nesta sexta-feira (23), às 14 horas, na Faculdade do Gama – UnB, em Brasília.
A oradora da tarde será a professora Sara Diamond, reitora da OCAD (Ontario College of Arts and Design-University Canadá), que vai falar sobre Visualização de Dados. A exposição contará com o apoio de duas pós-doutoras da OCAD: Fanny Chevalier e Linda Montgomery. O evento também conta com a participação de professores e pesquisadores da Universidade de Brasília.
No sábado e domingo (24 e 25), será realizado um workshop sobre o tema do evento, sob a responsabilidade de Sara Diamond, Diana Domingues e Adson Rocha, os dois últimos da FGA-UnB. O workshop será para um número fechado de pesquisadores convidados. A ideia é unir forças para construir o protótipo de um projeto para visualização de dados dos índices socioeconômicos, geográficos, climáticos, de saúde e algumas variáveis físicas da região do DF: tal qual temperatura, vento, som, umidade, precipitação de chuvas etc. No cerne teórico estará a Arte e a TecnoCiência.
Esse conteúdo vai ao encontro de pesquisas que serão desenvolvidas pelo Cesumar para dar suporte ao Programa de Atenção Básica à Saúde do Cisamusep (Consórcio de Saúde do Setentrião Paranaense). E, mais: a gestão da informação demanda não só dispositivos ligados à área da tecnologia, mas também à da comunicação, já que é preciso viabilizar o acesso aos dados. E é isso que esse grupo pode contribuir com nossas pesquisas.
Na verdade, queremos estreitar a colaboração entre as instituições participantes. Entre o Canadá e a UNB, a parceria já foi oficializada. Agora, contamos com o apoio da professora Diana Domingues, que encontramos num evento no Rio de Janeiro. Diana era professora do mestrado que eu cursei. Agora, ela é pesquisadora Visitante Nacional Sênior da CAPES, locada na FGA e diretora do LART, o Laboratório de Pesquisa em Arte e TecnoCiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário