terça-feira, 6 de novembro de 2012

Publicidade em discussão no Multicom

Nesta terça, dia 6, a Semana de Multimeios da UEM discutiu a publicidade em tempos de redes e tecnologias de comunicação em rede.
Clotilde Peres, da ECA/USP, disse que é preciso rever o conceito de target. Mudaram todos os planos de publicidade. O consumidor está cada vez mais difícil de ser definido. Não são unos, sem identidade, sólidos. Por isso, "o olhar do publicitário deve ser líquido, sincrético e fluido", porque o publico é cada vez mais autor e não só ator da sua identidade.
Já a professora Iris Tomita falou sobre o processo de crescimento das redes sociais e o impacto dele na publicidade, em todos os aspectos. Destacou que a forma de pensar das pessoas mudou, o processo de raciocino é diferente. Por isso, é preciso que os publicitários reflitam sobre como se pensa hoje, como se dão os processos de criação de sentido.
"Antigamente, a gente fazia a tarefa de casa para depois brincar. Hoje, a tarefa está onde a criança brinca. Está tudo convergente, tecnologias e pessoas de pensamento não linear, fragmentado! Dificilmente a gente entra na internet e fica numa página só. Fazemos dezenas de coisas, emails, chats etc.", ressalta Iris.
Por fim, o empresário Antônio Carlos Braga falou sobre empreendedorismo na área da web. Braga, que começou seu primeiro empreendimento na Incubadora Tecnológica da UEM, disse que é fundamental que o profissional domine a tecnologia. "É preciso ser curioso, autodidata, pesquisar. O conhecimento está disponível e as informações mudando o tempo todo".
Amanhã tem mais atividades. Discussão sobre audiovisual à tarde e Mostra de Fotografia, à noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário