sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Primeiro satélite geoestacionário será exclusivo para comunicações

O Brasil deve lançar três ou quatro satélites nos próximos anos, em projetos que pretendem incorporar pelo menos a montagem por empresas nacionais, embora o início dessa faceta ainda dependa de um estudo de viabilidade. O primeiro dos satélites será lançado em 2014 e será voltado inteiramente a comunicações.
“Temos duas posições designadas pela UIT e a primeira deve ser usada até 2014. Pela exiguidade do prazo, vamos avaliar se já será possível fazer alguma montagem no Brasil ou simplesmente vamos comprar o satélite. Mas a ideia é desenvolver no Brasil a tecnologia da integração”, afirmou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
A resposta será dada por um grupo executivo formado pela Telebrás, Agência Espacial Brasileira e o Ministério da Defesa, que devem dar uma posição sobre a viabilidade de já montar o primeiro satélite no país a tempo de lançá-lo em 2014. Do contrário, isso só será feito para o segundo satélite, com lançamento previsto para 2018.
Com a definição de um cronograma de lançamentos, o projeto do satélite geoestacionário brasileiro também foi dividido em etapas. Assim, os equipamentos voltados à previsão meteorológica ficaram para a segunda etapa. Nesta primeira, o foco é telecomunicações.
Isso significa utilizar parte dos transponders – três ou quatro deles – para as comunicações relacionadas à Defesa, tarefa que atualmente é adquirida da StarOne, do grupo mexicano Telmex. Mas o satélite também será utilizado para telecomunicações comerciais.
É certo, por exemplo, que haverá transponders para transmissão em banda Ka, o que significa que haverá oferta de banda larga. “Haverá uso para o PNBL”, confirmou Bernardo. A banda Ka já é utilizada internacionalmente para oferta de banda larga, especialmente em localidades remotas, com velocidades de até 50Mbps.
Os recursos para o primeiro satélite, estimados em R$ 716 milhões, já estão previstos no Plano Plurianual 2012-2015, mas ainda não está definido de onde se dará o lançamento, que não será do Brasil. “Com certeza não haverá lançamento do Brasil, porque ainda não temos capacidade para isso, porque estamos falando de um satélite de quase seis toneladas”, disse o ministro das Comunicações.
Por outro lado, a Agência Especial Brasileira tem um projeto para um lançamento de um satélite de órbita baixa – os geoestacionários ficam muito mais altos, a 35,8 mil km da superfície do planeta – para monitoramento da Amazônia. Segundo Bernardo, este poderia ser lançado ainda no próximo ano.

Por Convergência Digital

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A internet brasileira em risco

"Difícil acreditar que concentrar em algumas teles o serviço de acesso prestado por 6.000 provedores seja uma mudança positiva", escreve Eduardo Parajo, presidente do conselho consultivo da Associação Brasileira de Internet (Abranet), em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, nesta segunda-feira (26). Eis o artigo.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Helsinque é a capital mundial de design

Helsinque será a capital mundial de design em 2012. A escolha foi feita pelo Conselho Internacional das Sociedades de Design Industrial (ICSID), que anunciou o resultado no Congresso Mundial de Design em Singapura no dia 25.11. A campanha de Helsinque contou com o lema Open Helsinki – Embedding Design in Life ou Helsinque aberta – Design faz parte da vida. Com base nisso, constrói-se um programa ambicioso para o ano comemorativo. A nomeação para Capital Mundial de Design foi concorrida por 46 cidades de 27 países. Uma comissão internacional selecionou Helsinque e Eindhoven para a fase final e após uma análise criteriosa escolheu Helsinque. Helsinque será a terceira Capital Mundial de Design após Torino (2008) e Seul (2010). O título é concedido a cada dois anos para uma cidade. Para Helsinque ser Capital Mundial de Design significa um grande número de eventos na área de design e visibilidade internacional. A organização do programa já começou.

Concurso de Estampas

Estão abertas até o dia 3 de outubro (prazo prorrogado) as inscrições para o I Concurso de Estampas Conexão Mata Atlântica, promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica. Com o objetivo de incentivar a promoção de trabalhos e de estimular a produção gráfica, o concurso vai premiar um participante com a utilização de sua estampa nos produtos da Fundação SOS Mata Atlântica e conceder diversos brindes ao ganhador. Para participar, os interessados devem criar uma estampa com o tema 'Meu Ambiente – 25 anos da SOS Mata Atlântica'. Depois, deve ser feito um cadastro na comunidade Conexão Mata Atlântica, no endereço www.conexaososma.org.br. Os dez finalistas vão ser definidos através de votação online, com o botão ‘curtir’ do Facebook, para então ser definida a estampa premiada pelos jurados.
O regulamento do concurso pode ser acessado neste link (lembrando que as inscrições tiveram seu prazo prorrogado). Para mais informações ou dúvidas, entre em contato através do email sosma@educartis.com.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

La radio en el entorno de las multiplataformas

Está disponível no blog do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom a palestra feita pelo professor Mariano Cebrián Herreros sobre o tema La radio en el entorno de las multiplataformas de comunicaciones. A palestra foi feita no dia 5 de setembro, no colóquio O futuro do rádio, realizado pelo GP no congresso da Intercom, em Recife, em comemoração aos 20 anos do grupo. O material em áudio pode ser acessado no endereço http://blogintercomradio.wordpress.com/.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Facebook quer investir em cinema e música

A rede social mais usada no mundo, o Facebook, quer contratar nomes da indústria de cinema e música dos Estados Unidos. O site já teria entrado em contato com Jason Hirschorn, ex-executivo da MTV e do Myspace, mas, por enquanto, não fechou acordo. As informações são do site Notícias BR.
Aliar-se a grupos midiáticas parece ser o único caminho para que a empresa de Zuckerberge continue crescendo e não perca espaço para outras redes sociais. Em 2010, o Facebook obteve parceria com um dos conselheiros de Walt Disney, e estúdios de cinema já lançam filmes que podem ser vistos no site. A possibilidade do aumento de serviços será avaliada na próxima conferência anual de desenvolvedores, em São Francisco. Outras redes também pensam dessa forma. Em novembro, o Twitter contratou o ex-executivo da Crative Artists Agency.

Fonte: Portal Imprensa

domingo, 25 de setembro de 2011

Redes sociais têm poder sobre conteúdo publicado pelo usuário

Sabe aquela foto do seu cachorro que fez sucesso entre os amigos no Facebook? E se ela fosse usada em uma propaganda, sem que você fosse consultado nem recebesse nada por isso? Pode? Em teoria, sim. E, se você achava que não, é porque nunca deu atenção aos termos de uso e às políticas de privacidade da rede social.
Tal regra não é exclusividade do Facebook. Quem tem conta no Twitter, no Google+ ou no Orkut permite, ao clicar "li" e "aceito" no cadastro, que esses serviços usem, quase sem restrições, as informações pessoais ali publicadas --até para integrar anúncios. Apesar de prevista nas letras miúdas do regulamento dos quatro sites, essa política não torna nenhum deles
responsável pelo conteúdo publicado por usuários, como ficou claro em decisão do Superior Tribunal de Justiça.
Na semana passada, a corte isentou o Google de indenizar um usuário que teve um perfil falso criado no Orkut. Decidiu-se que os sites não são obrigados a fiscalizar previamente o conteúdo.
"O provedor só é responsável, se, depois de notificado, não tomar nenhuma atitude", diz Victor Haikal, especialista em direito digital do escritório PPP Advogados.
Os contratos têm outros pontos controversos, como a liberdade que as redes têm de alterar as regras a qualquer momento, sem notificar os usuários, e alguns insólitos, como a restrição (legalmente nula no Brasil) de uso do Facebook por quem já cumpriu pena por crime sexual.
Quem possui contas nessas quatro redes sociais supostamente leu mais de 160 mil caracteres de regras. É mais do que Gabriel García Márquez precisou para, em 1981, contar a "Crônica de uma Morte Anunciada".

Fonte: Leonardo Luís e Lucas Sampaio - Folha de S. Paulo

As marcas de maior participação nas redes sociais

O Facebook é a rede social que tem mais representatividade no Brasil quando o assunto é publicidade. De acordo com o indicador Index Social, lançado pela Espalhe no Social Media Week SP, 68% das marcas estão na plataforma com as chamadas Fan Pages. Os dados apontam que em abril deste ano 177 empresas se conectavam com 7,9 milhões de pessoas. Nesta época, o Twitter tinha 54% da participação, enquanto o Facebook possuía 45%.
Agora, em setembro, já são 309 conectadas. O Facebook passou a ter uma representação de 68% e o Twitter caiu para 31%. O YouTube se manteve com 1%.
Em cinco meses, o crescimento total foi de 182%. Neste período, o Facebook saltou 311%, o Twitter 68% e o YouTube 84%. As marcas, segundo a ferramenta, estão conectadas a 22,2 milhões de pessoas.
Foi constatado ainda que menos de 20% das marcas no país, cerca de 60, são responsáveis por concentrar 80% de toda a audiência. E este número em abril era menor, apenas 30. Os setores de alimentação, e-commerce, bebidas, veículos e higiene/limpeza são responsáveis por 58% delas. As marcas que têm mais consumidores em média em seus canais proprietários são as de telecomunicações e aviação. Telecom está disparado em primeiro lugar; vale lembrar que Ronaldo contribui para a causa. A conta do Twitter do ex-jogador é patrocinada pela Claro (@ClaroRonaldo).
Desde abril, bebidas, produtos de uso pessoal, higiene e limpeza foram os que mais cresceram no Index. E para provar que o número não é necessariamente sinônimo de sucesso. De acordo com o indicador, quanto menor a audiência, maior a média de engajamento, com exceção do Guaraná, Smirnoff e Brahma Futebol RJ. Para verificar o engajamento, são medidos os “curtir” e comentários no Facebook, além das menções e RTs no Twitter.
Em agosto, as 22 milhões de pessoas que acompanham as 309 marcas se engajaram 3,1 milhões de vezes. O Index Social tem no sistema as 309 marcas mais representativas. Pouco mais da metade, 164, marcam presença nos 3 canais.

Fonte: Ana Carolina Lima - Exame

Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

Entre os dias 20 e 22 de outubro, será realizada, na Universidade Federal do Pará (UFPA), a II Conferência Sul-Americana e da VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã. O evento tem como objetivo reunir comunicadores, educadores, pesquisadores, estudantes das ciências sociais e humanas, representantes de ONGs, movimentos sociais, coletivos culturais e representantes da sociedade civil, para promover o diálogo entre as pesquisas produzidas no campo da comunicação social e as experiências de
produção de mídia da sociedade civil, mercado e Estado. O Mídia Cidadã 2011 é realizado em parceria com a Rede Brasileira de Mídia Cidadã e a Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para Desenvolvimento Regional. Os interessados em participar já podem submeter seus trabalhos ao evento, que, nesta edição, tem como tema Amazônia e o direito de comunicar. As possibilidades de apresentação vão além dos artigos científicos e dos relatos de experiência. Os participantes poderão mostrar os
resultados práticos dos trabalhos em mídia cidadã na IV Feira de Mídia Cidadã e na III Mostra de Vídeos Cidadãos. O período de submissão se encerra em 3 de outubro. Mais informações estão disponíveis no site da Rede Brasileira de Mídia Cidadã, no link "2011" e, também, pelo email midiacidada2011@gmail.com

sábado, 24 de setembro de 2011

Curso de Secretariado da UEM leva vídeo a congresso

Duas alunas do primeiro ano de Espanhol, do curso de Secretariado Trilingue da UEM, vão participar do VI Congresso Internacional Roa Bastos (foto) – arquivos de fronteira, na Unila – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em Foz de Iguaçu, nos dias 28 a 30 deste mês. Na ocasião, vão apresentar um vídeo de dez minutos de duração, intitulado Archivística de un expatriado. 
O título se deve ao fato de que os alunos de Secretariado têm familiaridade com arquivos, dado o teor de sua profissão.  Além disso, cursam uma disciplina chamada Arquivística, que o dicionário espanhol traduz também por “arquivología” – em que se revelam os segredos de armazenar dados em arquivos, substratos da memória.  A apresentação visa unir o lado profissional de um empregado subserviente e organizado, com o lado poético de vasculhar as lembranças de um executivo que tem que deixar seu país natal.  Dessa maneira, a produção oferece um recorte textual do universo do estudante universitário que desempenha sua função num escritório, assim como incentiva a criação de diálogos que retratam o lado pessoal e íntimo do profissional.
O vídeo reúne textos em espanhol e Libras - língua brasileira de sinais, e é organizado e dirigido pelas professoras de espanhol da UEM, Luizete Guimarães Barros e Viviane Lugli, com montagem e câmera de Christian Abes.

Plantas daninhas são tema de livro

O Núcleo de Estudos Avançados em Ciência das Plantas Daninhas (NAPD), da UEM, está lançando o livro Biologia e Manejo de Plantas Daninhas. O evento será realizado na próxima quinta-feira (29), no Bloco I-45, às 17 horas. O livro é de autoria dos professores do Departamento de Agronomia, Rubem Oliveira e Jamil Constantin, além da professora. Miriam Inoue, da Unemat. Na oportunidade, também será lançada a sexta edição do livro Guia de Herbicidas, de autoria do pesquisador Benedito Noedi Rodrigues, do IAPAR.

Prêmio Jabuti anuncia finalistas em suas 29 categorias

Os finalistas da 53ª edição do Prêmio Jabuti, o mais tradicional do país, foram anunciados nesta quinta-feira (22), pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). São dez concorrentes em cada uma das 29 categorias. O livro Direito Ambiental da autoria de  Anderson Furlan (juiz Federal de Maringá) e William Fracalossi (procurador Federal de Maringá), ambos ex-alunos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), concorre ao troféu nesta edição.
A indicação foi feita pela Editora Forense, que publicou a obra.
Na categoria Romance concorrem vencedores de outros importantes prêmios, como Rubens Figueiredo, que recebeu R$ 200 mil do Prêmio São Paulo de Literatura pelo livro "Passageiro do Fim do Dia", e João Almino, que recebeu R$ 150 mil do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura pelo livro "Cidade Livre". Concorrem também Carola Saavedra ("Paisagem com Dromedário"); José Castello ("Ribamar"); José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta ("O Evangelho de Barrabás"); Aldyr Garcia Schlee ("Don Frutos"); Frei Betto ("Hotel Brasil: O Mistério das Cabeças Degoladas"); Evandro Affonso Ferreira ("Minha Mãe se Matou Sem Dizer Adeus"); Per Johns ("Hotéis à Beira da Noite"); Elias Antunes ("Suposta Biografia do Poeta da Morte") e Andréa Del Fuego ("Os Malaq
Após a polêmica edição do ano passado, em que internautas protestaram contra a escolha de "Leite Derramado", de Chico Buarque, como Livro do Ano de ficção, algumas mudanças foram feitas.
Até o ano passado, os três primeiros colocados de cada categoria eram premiados. Agora, haverá apenas um finalista em cada uma das categorias. E entre os 29 escolhidos sairão os vencedores de Livro do Ano (nas categorias ficção e não-ficção), que serão anunciados no dia 30/11 em cerimônia na Sala São Paulo. Os dois vencedores de Livro do Ano receberão R$ 30 mil cada um. Já o primeiro lugar de cada categoria (anunciados em 18/10) receberá R$ 3 mil.
Neste ano, foram incluídas novas categorias, como Ilustração, Gastronomia e Turismo e Hotelaria. O valor total dos prêmios também aumentou de R$ 123 mil no ano passado para R$ 147 mil em 2011.
A lista completa com os finalistas das 29 categorias pode ser conferida no site do Prêmio Jabuti.

Fonte: UOL Economia

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Acorde Universitário começa nesta sexta (23)

Começa nesta sexta-feira (23), o 4º Acorde Universitário - Festival Universitário de Música Popular Brasileira. Até domingo (25), trinta músicas serão apresentadas no Teatro Oficina da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Sexta e sábado a partir das 21 horas e, domingo, às 20 horas, com entrada franca. Entre uma música concorrente e outra, o Festival vai contar com algumas atrações. O Grupo TUM de teatro irá declamar obras do imortal Carlos Drumond de Andrade. Na espera para o anúncio das musicas classificadas no sábado, apresentam-se Ronaldo e Cascavel, uma dos mais tradicionais "duos" de MPB de Maringá. Na espera para o anúncio das músicas vencedoras, no domingo, o Grupo de Maracatu Ingazeiro, formado por acadêmicos da UEM, entra no palco. Qualquer dúvida concorrentes e público devem entrar em contato com a organização do Acorde, acordeuniversitario4@yahoo.com.br, ou pelo telefone (44) 3011- 3878.

Estudantes de comunicação escrevem mal

Uma pesquisa indicou que os estudantes de Comunicação Social têm pior desempenho na escrita do que os universitários da área de exatas, como Engenharia, por exemplo. No estudo, os engenheiros obtiveram a melhor avaliação e 87,5% conseguiram passar nos testes. Na outra ponta estão os alunos de Comunicação, 65,3% deles foram reprovados. A pesquisa foi conduzida pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), centro de recrutamento e seleção de estagiários.
O teste foi feito entre 1 de janeiro e 31 de agosto de 2011 e dez mil candidatos a vagas de estágio realizaram um ditado de 30 palavras, que permitia até seis erros. Dentre as palavras avaliadas estavam: desajeitado, autorizar, exceção, seiscentos e anexo.
Para a coordenadora de Recrutamento e Seleção do Nube, Natália Caroline Varga, a constatação surpreendente é o retrato da falta de candidatos qualificados para as carreiras que elegeram. “Isso nos mostra um pouco como está o mercado: temos muitos candidatos, mas poucos qualificados para algumas áreas”, explica.
Segundo ela, muitos estudantes ainda não têm noção da área que escolheram e não investem na leitura e escrita. “Muitos escolhem a profissão sem ter noção do que acontece no dia-a-dia. Alguns escolhem Jornalismo achando que vão apenas aparecer na TV e não fazer vários tipos de matérias diferentes, como acontece”.
Natália também acredita que os estudantes se preocupam com outros idiomas e cursos, mas esquecem da própria língua. Por outro lado, gastam muito tempo com entretenimento. “Os estudantes passam horas nas redes sociais, o que não ajuda na melhora do Português. Também falta incentivo à leitura nas escolas e nas próprias universidades”, conclui.

Fonte: Comunique-se

Guia do consumo de mídia da América Latina

O IBOPE Media anuncia o lançamento da 3ª edição de seu Media Book, publicação que traz dados consolidados do cenário latino-americano de janeiro a dezembro de 2010. Reunindo informações de 13 países do continente americano (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai), o material é publicado em português, inglês e espanhol.
No interior, o livro traz dados de audiência de TV aberta, TV por assinatura, rádio, internet, jornal, revista e investimento publicitário mensal em cada mídia. Além disso, conta com as maiores agências e os maiores anunciantes dos determinados países, apresentando dados da população de cada um – como nível socioeconômico, divisão da população por idade, entre outros. O livro também tem uma versão online em português, disponível no site do Ibope.
Fonte: Meio & Mensagem

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Celulares e internet

O Brasil deve fechar 2011 com 27 milhões acesso à banda larga, o que representa uma penetração de 10% sobre a população e uma alta de 36% em relação a 2010, segundo pesquisa da consultoria IDC Brasil divulgados nesta quarta-feira (21). Os acessos móveis são os que mais crescem, podendo mais que dobrar no final do ano para 11 milhões de acessos, entre modems 3G e acessos por smartphone. Os dados da companhia não incluem o mercado pré-pago. No segundo trimestre, o país registrou 23 milhões acesso, sendo 10 milhões por redes fixas de ADSL, 5 milhões por modems 3G e 3 milhões por smartphone. Este último teve um crescimento de 30% com relação ao primeiro trimestre e deve chegar a 5 milhões no final do ano. “A internet móvel cresce a um ritmo muito mais rápido que o fixo”, afirmou o analista de telecomunicações do IDC, Samuel Rodrigues. Segundo ele, no final de 2010, eram 1,8 milhões de acessos via smartphone. O IDC também informou que mais de 50% dos acessos à banda larga do país são de velocidades ofertadas de entre 1 e 4 Mbps, e que a tendência para os próximos anos são as ofertas acima de 5 Mbps. Rodrigues também afirmou que o investimento médio das operadoras por ano é de R$ 15 bilhões.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Arquitetura High-Low

Nesta quinta-feira (22), será realizado na Cidade do Samba o simpósio "Arquitetura High-Low". O evento, promovido pela Architectural Association School of Architecture, de Londres, e pela escola de samba mirim Pimpolhos da Grande Rio, integra o programa "Visiting School" daquela escola, e pretende gerar sensibilização para o workshop "Carnaval interativo", que acontecerá entre os dias 6 e 15 de dezembro deste ano, além de apresentar metodologias e técnicas que serão utilizadas na ocasião, visando unir o conhecimento dos artistas do carnaval a técnicas de projeto computacionais e aplicação de novas tecnologias na produção dos carros alegóricos.
O evento desta às 14 horas com uma série de palestras ministradas por professores da AA e por especialistas brasileiros em economia do carnaval e produção carnavalesca, seguindo-se, às 16 horas, uma mesa redonda. Às 16h30 haverá uma demonstração de fabricação digital e, em seguida, visita ao barracão da Pimpolhos e happy hour. A entrada é gratuita. Mais informações no site: rio.aaschool.ac.uk.
FORMIDDÁVEL!!!!!!!!!

Design na UEM

Nesta quarta-feira (21), a semioticista Lúcia Santaella (PUC-SP) estará em Cianorte, participando do I Congresso de Design UEM e da V Semana de Design UEM. Os eventos, organizados pelo curso de Design da UEM, vai até domingo (25). Estão confirmados palestrantes como André Leal da Fonseca (GM); Marília Emanuele Biill (Volkswagen); Cristiano Gallina (design.comDesenho); Pianofuzz Estúdio de Design, Renato Bolelli Rebouças e Allan Szacher (Zupi Design).

Galileu Galilei e o Renascimento da Ciência

O diretor do Instituto e Museu da História da Ciência de Florença (foto), Itália, Paolo Galluzzi, que irá falar sobre Galileu Galilei e o Renascimento da Ciência, na quinta-feira (22), a partir das 20 horas, no Restaurante Universitário. O evento faz parte da XXI Semana da Física que segue até sexta-feira (23), na UEM, com o tema do evento é De Galileu à Física do Século XXI.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Festival Internacional de Corais de Maringá

Começa quinta-feira (22) e vai até sábado (24), em Maringá, um dos maiores eventos de canto coral do Brasil: o XVI Festival Internacional de Corais de Maringá. O encontro deste ano irá apresentar inovações nos repertórios e corais dos mais variados estilos. Serão três noites de concerto no Auditório Dona Guilhermina, sempre às 20 horas, com entrada franca. O evento, promovido pelo grupo Cobra Coral com apoio da Secretaria de Cultura de Maringá, terá a participação de 15 corais do Brasil e do exterior.

Festival de Teatro de Bonecos

O V Festebom (Festival de Teatro de Bonecos de Maringá) tem início nesta quarta-feira (21) e prossegue até dia 28, em diferentes espaços da cidade. O festival tem como proposta disponibilizar ao público espetáculos gratuitos. A artista homenageado este ano é Olga Romero. A abertura do festival será às 15 horas, na parte externa do Teatro Barracão, com a apresentação do espetáculo “Bonecrônica”, da Cia Anima Sonho, com reprise às 20h30. Na quinta-feira (22), a Cia Merengue apresenta o espetáculo “Ludicamente” às 14 e às 20 horas, no Teatro Reviver. Na sexta (23), a Cia Gente Falante (RS) apresenta “Louça Cinderella”, às 14 e às 16 horas, na Casa da Cultura Alcídeo Regini, Jardim Alvorada. Também na sexta-feira (23) o público poderá assistir ao espetáculo “Show de Bonecos”, com a Cia Fantokids (integrando a programação do projeto “Convite ao Teatro”), às 21 horas, no Teatro Reviver. “O velho da Horta” será apresentado pela Cia PeQuod, às 14 e às 20 horas no Teatro Reviver. O Festbom está no calendário oficial do município e é uma realização da Associação Arte Boa Oficina e Teatro de Bonecos, com patrocínio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Nove delegados representam Maringá na 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, em Curitiba, nesta segunda-feira (19) e na terça-feira (20). A conferência, promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU), terá como tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”. A estimativa é que mais de 600 pessoas de todo o Paraná participem das atividades, com a presença confirmada da Presidente do Conselho Nacional do Idoso, a médica geriátrica Karla Giacomin. Na conferência haverá a eleição de cinco prioridades, estratégias de prosseguimento e monitoramento de cada eixo temático para apresentação na 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá em Brasília em novembro. Os delegados do Paraná que participarão da Conferência Nacional serão eleitos durante a 5ª Conferência Estadual.

Desapego no Badulaque

Domingo, dia 9 de outubro, das 17 às 20 horas, tem um evento formidável no Badulaque Estúdio Bar. É o  projeto Pratique o Desapego e Incentive a Arte, que tem como objetivo incentivar a divulgação da arte em geral, quadros, poesias , vídeos, dança... Você leva o que tem e encontra por lá um espaço para troca e venda de objetos usados ( roupas, livros, vinil, cacarecos e badulaques). A ideia é praticar o desapego. Já foi feita a primeira edição. Agora é hora de você participar. Se o tempo não ajudar o evento será transferido para o próximo domingo. O Badulaque fica na Av. Rio Branco, 659, em Maringá.

domingo, 18 de setembro de 2011

Saúde e amamentação

Como mãe que amamentou até o filho completar 1 ano e 9 meses, não posso deixar de destacar que a Secretaria da Saúde, através do Comitê de Aleitamento Materno de Maringá, iniciou na última quarta-feira (14), a capacitação prática do Programa Aleitamento Materno nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Profissionais do Comitê de Aleitamento Materno (Coamar) vão percorrer os CMEIs juntamente com alunas do 4º ano de Fonoaudiologia do Cesumar para capacitar as lactaristas e auxiliares de creche que atendem crianças até dois anos de idade. A capacitação, que tem parceria a Secretaria de educação, será oferecida durante três meses, sempre às quartas-feiras de tarde. A equipe ensina as profissionais como armazenar o leite materno adequadamente, aquecê-lo e oferecê-lo ao bebê pela técnica do copinho, evitando assim o desmame precoce e introdução de outros leites, bem como evitando os malefícios do uso de bicos artificiais. By the way... meu filho completa 25 anos nesta quinta-feira (15), com toda a saúde do mundo.

ESPECIAL CAETANO VELOSO

COTTONET-CLUBE é um projeto que vem agitando Maringá e dando o que falar ha mais de 4 anos. O projeto mostra que é possível se divertir com música e arte de qualidade, além de incentivar a produção de trabalhos autorais nas diversas vertentes artísticas. Paulinho Schoffen e o COTTONET-CLUBE vêm com uma nova roupagem do que há de melhor do repertório da música popular brasileira. Músicas de Jorge Ben Jor, Tim Maia, Seu Jorge, Gilberto Gil, Djavan, Chico Buarque, Zeca Baleiro, Lenine, Luiz Gonzaga, Tom Jobim entre outros. A próxima atração é o ESPECIAL CAETANO VELOSO, que acontece no dia 1º de outubro, sábado, no Teatro Oficina da UEM, às 21 horas. Formidável!!!

Mundo deve gerar 1,8 ZB em 2011 e 8 ZB em 2015

As mudanças que ocorrem no mundo da internet hoje, com a explosão dos conteúdos, aplicativos e serviços on demand, além da diversidade e do crescimento dos dispositivos conectados, gerou um boom de dados, e 2011 deve fechar com um total de 1,8 zettabytes (um ZB corresponde a 10²¹ de bytes)e 500 quatrilhões de arquivos. Os dados da consultoria IDC, foram apresentados nesta terça-feira (13) pelo presidente da companhia no Brasil, Mauro Peres, em mesa redonda com executivos do setor de TI e telecomunicações durante a Futurecom 2011, em São Paulo.
Peres afirmou que a geração de dados mundial deve dobrar anualmente, chegando a 8 ZB em 2015 e 1 bilhão de pessoas conectadas. Ainda de acordo com o estudo da IDC, em 2020, o mundo irá contabilizar 1,9 bilhão de PCs, 2,6 bilhões de smartphones, 25 bilhões de dispositivos inteligentes e 1,3 trilhão de sensores ligados à rede, o que deve gerar um total de 400 trilhões de conexões por dia. Já o diretor geral da Intel Brasil, Fernando Martins, lembrou que, no Brasil, a taxa de crescimento deste tráfego de dados deve ser o dobro da média mundial.
Para Peres, esse crescimento exponencial deve gerar uma série de dificuldades para as empresas, que já gastaram cerca de US$ 4 trilhões desde 2005 para estruturar apenas 10% do volume total de informações, apesar da queda nos custos. Segundo o estudo, o custo desse gerenciamento era de US$ 20 por gigabyte em 2005, e a expectativa do IDC é de que esse valor chegue a cerca de US$ 1 por gigabyte em 2015.
No setor corporativo, outro fator que traz problemas é o crescimento da indústria de TI, que não acompanha esse boom de dados. Segundo Peres, até 2020, o volume de arquivos para gerenciar deve aumentar em 70 vezes, enquanto o número de servidores no mundo deve crescer em apenas 10 vezes e o número de profissionais de TI, 1,5 vez.

Fonte: Tele Síntese

sábado, 17 de setembro de 2011

Concurso de Ensaio


As inscrições para o Concurso de Ensaio "A construção da identidade: origem e história de Maringá" podem ser feitas no site da Prefeitura www.maringa.pr.gov.br/concursodeensaio até a próxima terça-feira, dia 20 de setembro. A ação é uma realização estadual do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR), que em Maringá é coordenada pela Secretaria de Cultura - Gerência de Patrimônio Histórico. O concurso foi instituído para celebrar os 50 anos e os 60 anos dos municípios paranaenses criados por meio das leis estaduais de 1961 e 1951, respectivamente. É um projeto de cooperação entre as Prefeituras Municipais e o IHGPR, sob a orientação geral do instituto. O concurso é aberto para professores, estudantes, historiadores, pesquisadores, pioneiros e integrantes de outras áreas de atividade, moradores há pelo menos dois anos na cidade de Maringá. Informações ou dúvidas sobre a etapa maringaense do concurso podem ser esclarecidas pelo telefone (44) 3218-6120 e pelo email patrihist@maringa.pr.gov.br.

Pesquisa: banda larga móvel cresce 35% no Brasil em 6 meses

Uma pesquisa encomendada pela gigante chinesa de telecom Huawei à Teleco registrou um aumento de 35% no serviço de banda larga móvel no Brasil, nos seis primeiros meses deste ano. A conexão de alta velocidade fixa cresceu 10%. O estudo também mostrou que 13,7 em cada 100 pessoas no País estão conectadas via dispositivos móveis, média que supera os números mundiais registrados em 2010.
A análise, contratada pela Huawai especialmente para o Futurecom 2011 - evento de tendências e tecnologias em telecomunicações -, ainda mostra que o tráfego de dados representou 18,7% da receita bruta das operadoras no segundo trimestre deste ano, e o valor é 16% maior em relação a 2010.
A banda larga móvel foi caracterizada pela pesquisa como um instrumento de navegação individual, com 70% dos pesquisados afirmando que acessam à internet por smartphones e celulares 3G, e também pelo computador pessoal com alta velocidade fixa. Mas a conexão rápida fixa, assim como a conexão via modem - que responde por 18% dos acessos -, seguem o padrão de uso compartilhado. Banda larga móvel e fixa teriam pouca concorrência entre si, sendo consideradas complementares pelo resultado do estudo.
Outro dado apurado pela pesquisa é que banda larga fixa e conexão 3G estão presentes de forma uniforme nos diversos grupos de rendas, o que é explicado pela variedade de preços desses serviços. O valor médio de R$ 107 foi apontado como ideal para o combo de banda larga em casa, mais internet 3G no celular, e mais a televisão a cabo.
Quanto à qualidade da banda larga, os entrevistados a classificam majoritariamente como satisfatória. Quem acessa a internet por celular 3G costuma passar uma hora por dia online, média que aumenta para duas horas diárias no caso de conexão por modem 3G ou por tablet. Usuários de banda larga fixa ficam cerca de três horas por dia conectados. Via tablet, o horário favorito para navegar é de manhã, enquanto banda larga fixa e modem 3G têm pico de utilização à noite. Via celular, o uso predominante se dá durante o dia.
O último dado levantado pela pesquisa é de que smartphones e tablets são as tecnologias de comunicação mais desejadas pelos 1,1 mil brasileiros entre 14 e 65 anos entrevistados em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Brasília. Além disso, o interesse por um celular inteligente é três vezes maior que por um aparelho comum.
Aos números verde-amerelos apontados pela pesquisa somam-se dados sobre a venda de smartphones no mundo, que supera a de computadores pessoais, e a dominação dos celulares inteligentes no mercado de telefonia móvel, com 62% das vendas mundias. O resultado da conta é que, segundo o estudo, a demanda por serviços vai se voltar ao tráfego de dados, principalmente em eventos como a Copa do Mundo de 2014 - no último mundial de futebol e nas Olimpíadas de 2008, o desafio foi atender à demanda por voz, segundo a Teleco, realizadora da pesquisa.

Portal Terra

Twitter, Facebook e o povo na rua: a novidade é suficiente?

Um novo fenômeno social está se consolidando em diversas partes do mundo: a convocação de mobilizações e protestos sociais a partir do uso de redes sociais da internet. Em alguns países, essas manifestações levaram a conseqüências políticas mais sérias, em outros não. Mas, ninguém pode negar que estamos presenciando um novo tipo de fenômeno social.
No último dia 7 de setembro, por ex., os noticiários brasileiros deram destaques a diversas manifestações contra a corrupção no Brasil. Sem entrar em discussão aqui sobre o problema da corrupção no Brasil –que não é só culpa ou responsabilidade dos políticos, pois há corruptores da área privada– ou da democracia nos países árabes, eu quero focar a atenção sobre esta novidade de manifestações sociais mais ou menos espontâneas através do uso de redes sociais.
Uma das características desses movimentos é que não há um líder carismático ou político visível, nem um partido ou um grupo político dirigindo por detrás dessas manifestações. As redes sociais, como facebook ou twitter, permitem que insatisfações sociais dispersas se articulem de uma forma mais ou menos "espontânea”, como um vírus que se espalha e se multiplica aproveitando dessa insatisfação.
Diante dessa realidade social nova, há muitos que proclamam que a era da política ou das articulações políticas já passou e que vivemos agora o tempo das mobilizações sociais que prescindiriam do campo político para gerar transformações sociais ou para criar uma sociedade alternativa. No fundo, a nova tecnologia possibilitaria o sonho antigo de uma sociedade sem política, isto é uma sociedade sem Estado: uma sociedade anarquista. Continue lendo.

Fonte: Adital

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Notícias na internet

Grande parte dos internautas brasileiros usa a web com a principal finalidade de ler notícias. O índice de 40% perde apenas para a troca de e-mails, preferida por 44%. Em seguida vem o acesso a informações gerais em sites de busca (39%) e mídias sociais (39%). As informações fazem parte de um estudo realizado pela GfK, 4ª maior empresa de pesquisa de mercado no Brasil.
Com 40% das citações, a leitura de notícias na web é costume mais comum entre os que tem mais de 56 anos (59%), enquanto que o percentual cai para 31% entre os mais jovens, com idade dos 18 aos 24 anos.
Dos 39% que têm o relacionamento nas mídias sociais como principal atividade na internet, 61% estão na faixa etária entre 18 a 24 anos e 47% na faixa de 25 a 34 anos.
O uso da Internet para compras online ainda é restrito (9%), apesar do grande crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos. Fora do trabalho e escola, 40% dos entrevistados afirmam que reservam de 1 a 2 horas por dia para usar a internet para fins pessoais, 18% usam menos que uma hora por dia e 19% não usam a Internet todo dia.


Encontro Mundial de Blogueiros


Nos dias 27, 28 e 29 de outubro, em Foz do Iguaçu, a Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom) e o Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé realizam o 1º Encontro Mundial de Blogueiros. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet, com taxa no valor de 100 reais.
O evento reunirá experiências de diferentes partes do mundo. Para os organizadores, é preciso valorizar o fenômeno que ocorre em torno das novas mídias e identificar suas tendências, além de investir no seu aperfeiçoamento. Avalia-se que a internet absorveu grande parte da audiência de mídias tradicionais, repercutindo, inclusive, nos anúncios publicitários, que nos Estados Unidos já superaram os investidos na mídia impressa.
Sites, blogs e redes sociais colocam em rede diferentes pontos de vista da informação e, assim contribuem para democratização da comunicação. Eleições, revoltas no mundo árabe, movimentos na Espanha, vazamentos do Wikileaks são exemplos de assuntos que ganharam o mundo, também pelas mãos de milhares de internautas no planeta.
O encontro será aberto no dia 27 com a presença de autoridades e organizadores do evento. Na sexta-feira (28) terão início os debates no turno da manhã com a participação de Ignácio Ramonet, criador do Le Monde Diplomatique (França); Kristinn Hrafnsson, que é porta-voz do Wikileaks; e Dênis Moraes, organizador do livro "Mutações do visível: da comunicação de massa à comunicação em rede”. Eles debaterão o tema "O papel das novas mídias”. No turno da tarde, serão conhecidas as experiências de novas mídias nos Estados Unidos, Europa, Ásia e África.
No sábado (29), as experiências da América Latina e Brasil serão apresentadas por blogueiros, como o cubano Iroel Sanchez, da página La Pupila Insomne e Emir Sader, blogueiro e articulista do site Carta Maior. Ao final da tarde, o ministro das Comunicações do Brasil, Paulo Bernardo, o ex-ministro das Comunicações da Venezuela, Jesse Chacón, e Damian Loreti, que é integrante da comissão que elaborou a Lei dos Meios na Argentina participarão de debate com o tema "A luta pela liberdade de expressão e pela democratização da comunicação”.
O ato de encerramento, previsto para as 18h, será marcado pela aprovação da Carta de Foz de Iguaçu. O documento conterá propostas e estratégias de organização dos blogueiros de diversas partes do mundo.
Para mais informações: www.blogueirosdomundo.com.br/

Professores são citados em livro a ser lançado nesta sexta (16)

Nesta sexta-feira, o jornalista Marcelo Oikawa está lançando, em Maringá, o livro para o qual realizou uma extensa pesquisa durante mais de dez anos. A obra chama-se Porecatu, a guerrilha que os comunistas esqueceram e possui citações de obras de dois professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Ângelo Priori, que foi reitor da UEM, e Reginaldo Dias, ambos do Departamento de História. O livro, entre outros aspectos, dá destaque para a figura de Manoel Jacinto Correia, um cearense que, chegado ao Paraná, entrou em contato com o Partido Comunista e, a partir daí, vai se tornar uma das principais figuras desta luta camponesa que Oikawa apresenta em detalhes na obra.
O lançamento será nesta sexta-feira, às 19h30, na livraria Espaço Maringá Park.

Agenda cultural - Teatro

Nesta sexta, dia 16, no Projeto CONVITE AO TEATRO, tem a Cia Tipos & Caras apresenta o espetáculo O MENINO QUE GANHOU UMA BONECA, às 21 horas, no Teatro Reviver. Classificação livre e entrada Grátis. Os ingressos começarão a ser entregues às 20h30. O teatro tem capacidade de 176 lugares, este número não poderá ser excedido. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. Outras informações pelo telefone 3218-6100.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude

A 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, promovida pela Prefeitura de Maringá, através da Assessoria da Juventude, e pelo Conselho Municipal da Juventude, será neste sábado (17) e no domingo (18), no auditório Dacese, na Universidade Estadual de Maringá (UEM) - próximo ao portão de acesso pela Rua 10 de Maio. O objetivo é oportunizar o debate das questões pertinentes à juventude e construir propostas para melhorar a vida dos jovens do município.
A programação terá início no sábado a partir das 7h30. Jovens com idade entre 15 e 29 anos e adultos que desenvolvem trabalhos com o público juvenil podem fazer o credenciamento antecipado pelo site http://www.cmjdemaringa.blogspot.com/ ou pessoalmente na sexta-feira (16), das 8 às 21 horas, no auditório Hélio Moreira, anexo à Prefeitura.

Motopráxis

Estão abertas as inscrições para o Motopráxis, tradicional programa de estágios da Motorola que, anualmente, busca jovens talentos para oportunidades de estágio na empresa. Este ano, são 60 vagas, nas áreas de humanas e exatas, com remuneração e benefícios. Por meio do programa, a Motorola selecionará estudantes do ensino técnico e superior das áreas de exatas e humanas, com previsão de formatura em dezembro de 2012 e dezembro de 2013. Para participar, o candidato deve ter disponibilidade para 72 ou 120 horas mensais, de acordo com a área.  O prazo para inscrição é  31 de outubro de 2011 e os currículos podem ser enviados para ESTAGIO@motorola.com .É necessário ter inglês em nível avançado ou fluente, além de bons conhecimentos de informática. As vagas do Motopráxis estão abertas para os seguintes níveis de escolaridade:
- Voo Brevê: Voltado para estudantes do ensino técnico. O programa tem como objetivo oferecer a primeira experiência profissional e trazer uma formação sólida em cidadania.
- Voo Maior: Voltado para o ensino superior de cursos como: Engenharia da Computação/Elétrica/ Telecomunicações, Produção, Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Administração, Economia e Ciências Contábeis.
Com o Motopráxis, os estudantes têm um plano de desenvolvimento pessoal e profissional na Motorola. Isso porque, ao longo do programa, são disponibilizados treinamentos e acompanhamentos.

Não existem 'novas mídias' no Brasil

Por Luiz Carlos Azenha

Quando eu era criança, em Bauru, existia uma figura quase mítica chamada coronel Amazonas.
Eu digo mítica porque não consigo encontrar hoje em dia informação sobre este personagem, que com certeza foi importante para implantar a primeira rede de televisão de alcance nacional no Brasil, se de fato ele fez o que era atribuído a ele.
O coronel Amazonas era o homem das torres.
Naquele tempo não existia satélite e as imagens de TV eram distribuídas a partir de torres que ficavam na parte alta das cidades.
Era o tempo do regime militar e uma das poucas coisas que as pessoas reinvindicavam, então, era um sinal de TV sem chuvisco.
Teve muito vereador e prefeito do interior que se elegeu graças ao bom sinal de TV que “trazia” para a cidade.
O mítico personagem de minha infância, o coronel Amazonas, era quem cuidava da expansão da Rede Globo.
Pelo que contavam, ele chegava na Prefeitura, pedia um terreno na parte alta da cidade, ganhava o terreno público, instalava os equipamentos e o sinal da Globo chegava sem chuviscos.
A Globo tinha uma relação simbiótica com o regime e facilidade para importar equipamentos.
Era uma vantagem enorme em relação aos concorrentes, já que ninguém queria ver TV com chuviscos.
O sinal da Globo era limpinho. O das outras emissoras, quando chegava, era irregular.
Estou falando do tempo em que a TV tinha acabado de ser importada dos Estados Unidos.
Do tempo em que a doutrina de segurança nacional tinha acabado de ser importada dos Estados Unidos.
Do tempo em que parte da esquerda brasileira queria importar o foquismo, de Cuba.
O foquismo dizia que para fazer a revolução você precisava criar um foco numa área geográfica e, a partir daí, expandir o bolo.
A esquerda queria expandir o bolo para fazer a revolução.
A direita dizia que era preciso primeiro crescer o bolo, para só depois dividir.
O foquismo não foi para frente no Brasil, mas lutar contra ele foi a justificativa para que o regime militar e a Rede Globo fossem para a frente.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Idosos no Cesumar

Em comemoração ao Mês do Idoso, nesta quinta-feira (15), serão promovidas atividades de saúde, recreação e lazer no projeto Qualidade de Vida na 3ª Idade. O evento acontece das 8h30 às 10 horas, no Cesumar (Bloco HV 2). Acadêmicos dos cursos de graduação oferecerão serviços para atender aproximadamente 200 idosos dos grupos de convivência. O objetivo é promover a integração dos grupos de convivência e também a inclusão da pessoa idosa na dinâmica social e comunitária, mostrando as possibilidades de participar e se integrar, visando o envelhecimento com saúde e qualidade de vida.

Serviço
Projeto: Qualidade de Vida na 3ª Idade
15/09/2011
Local: CESUMAR, Bloco HV 2
Horário: 8h30
End.: Av. Guedner, nº 1.610, Jd. Aclimação

A Voz do Coração no Cinuem

O Cinuem exibe, nesta quinta-feira (15), A Voz do Coração (Les Choristes), no Auditório Ney Marques, às 18h30. O filme, dirigido em 2004 pelo francês Christophe Barratier, retrata a não ortodoxa maneira como um professor recém chegado a uma estrita e conservadora escola para rapazes utiliza da música como um novo método de ensino. Para o professor Erivelto Goulart (DBI), um dos comentaristas do Cinuem, “este suave, porém, forte filme, procura mostrar o fundamental papel do professor e da música, na formação de crianças em um orfanato com diversos tipos de problemas, nascidos antes e durante a Segunda Guerra Mundial e que tinham nas suas existências marcas profundas resultantes deste que foi um dos momentos mais críticos na história do Século 20”. O professor Erivelto vai compartilhar os comentários com a professora Áurea Paes Leme Goulart (DTP).

Web Analytics no Twitter

O Twitter apresentou ontem seu Web Analytics, ferramenta para análise de tráfego proveniente do microblog. Entre outros, o serviço permite analisar quanto de tráfego uma conta gerou, o número de cliques recebidos em cada mensagem, estatísticas do botão Tweet etc. O projeto do Analytics do Twitter avançou depois da compra da BackType, empresa que já vinha trabalhando na solução, em julho deste ano. O Analytics do Twitter será disponibilizado para alguns usuários durante esta semana e para o restante da comunidade ao longo das próximas. Em breve, o Twitter também deve disponibilizar uma API para os desenvolvedores interessados.
Novidades podem ser acompanhadas no blog https://dev.twitter.com/blog.

Fonte: Info Online

Latin America Media Arts Fund

Estão abertas até o dia 10 de outubro as inscrições para a edição 2012 do TFI Latin America Media Arts Fund, fundo do Tribeca Film Institute criado para apoiar realizadores independentes da América Central, América do Sul, México e Caribe. Serão aceitas as inscrições de projetos de longas-metragens de animação, documentários ou híbrido (documentário e ficção) em fase de produção ou pós-produção. Os filmes selecionados, além de receberem recursos do fundo, terão um tutor designado pelo Tribeca Film Institute para acompanhar a finalização do projeto e a entrada do filme no mercado americano. Mais informações no site: http://www.tribecafilminstitute.org/filmmakers/latin_fund/rules.

Fonte: TELA VIVA NEWS

CIRCUITO CULTURAL SESI

Neste domingo (18), tem o show musical “No Pé do Lajêro”, com o Grupo Mundaréu, às 21 horas no Teatro Reviver. “No Pé do Lajêro” é uma homenagem a João do Vale. O grupo canta e conta a vida e a obra desse maranhense, artista popular, retrato do povo humilde brasileiro, que faz do prazer de viver e de vivenciar a festa, um meio de resistência. Entrada Grátis. Imperdível!!!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Projeto CONVITE À DANÇA

O Ballet de Londrina apresenta o espetáculo “A Sagração da Primavera”, em Maringá nesta quarta-feira (14), no Teatro Reviver. Não é necessário mais que um palco nu e um grupo coeso de bailarinos para narrar uma história tão antiga quanto o percurso do homem na Terra. É peculiar da própria natureza, aliás, o ciclo que consome tudo o que é frágil, individual e delicado em prol da força coletiva. A morte é o único caminho possível para o florescimento da vida num mundo que se renova às custas de seu próprio fim. O Ballet de Londrina apropriou-se desse movimento brutal para conceber sua nova montagem. Outras informações pelo telefone 3218-6100. Entrada grátis.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

7º Colóquio de moda

Mais de mil inscritos participam do maior congresso científico de moda do Brasil. São pesquisadores, professores, acadêmicos de várias partes do país e do exterior num espaço de intercâmbio. São pesquisadores, professores, acadêmicos, profissionais da moda e de áreas relacionadas como: psicologia, sociologia, marketing, jornalismo, administração, artes plásticas, design e história já estão participando dos mini cursos, palestras e estudos sobre os mais variados temas ligados a pesquisa da moda. O Colóquio vai até quarta-feira (14), e conta com nomes reconhecidos, entre mestres e doutores em moda e design. “Todos nós, estamos juntos para aprendermos algo novo. Temos um espírito idealista. Apresentamos este evento não de uma forma fashion, e sim educativa”, esclareceu Maria de Fátima Mattos, presidente do Colóquio Nacional.
Para esta terça-feira (13) o evento segue com uma mesa redonda tratando do tema: Moda e consumo, com a participação de docentes, pesquisadores e arquitetos voltados ao design. Ainda haverá apresentações de trabalhos, sessões simultâneas de comunicação oral e pôsteres.
A programação do evento está disponível no site http://www.coloquiomoda.com.br/.

Gaica Infantil


O Grupo de Atendimento a Crianças com Gagueira (Gaica Infantil) tem como objetivo prevenir e orientar as famílias quanto à disfluência infantil, a famosa gagueira. O grupo atende crianças de 6 a 8 anos de idade, no setor de Fonoaudiologia da Unidade de Psicologia Aplicada (UPA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). As famílias que possuem crianças que apresentem gagueira podem procurar o setor para viabilizar um tratamento específico. Outras informações pelo telefone (44) 3011-9070 ou 3011-9072.

Projeto CONVITE À MÚSICA

Jiang Xiayi é uma jovem pianista premiada internacionalmente, que inicia carreira de destaque na Europa. Nascida na China em 1985, Jiang Xiayi iniciou seus estudos de piano aos cinco anos e a partir de 1998 passou a cursar a Escola Superior de Música de Sichuan, China, na classe do professor Hanguo Yang. Participou de inúmeros concursos de piano importantes em seu país e dentre eles recebeu por 5 vezes o primeiro prêmio no Concurso de Piano "Nong Hang". Em 2004 iniciou seus estudos de Piano e Música de Câmera na Escola Superior de Música de Karlsruhe, Alemanha, na classe da professora Saule Tatubaeva, com quem concluiu a graduação e o mestrado em 2011 obtendo nota máxima com distinção.
Jiang Xiayi já participou de cursos e master classes em várias cidades europeias e no Canadá. Já realizou recitais na China, Alemanha, França, Suécia, Itália, Espanha e Brasil. Em Maringá ela se apresenta no Projeto CONVITE À MÚSICA, na quinta-feira (15), a partir das 21 horas no Auditório Luzamor. Entrada Grátis. Outras informações pelo telefone 3218-6100.

domingo, 11 de setembro de 2011

Festival de cultura digital

Está aberta a Chamada Pública para recebimento de proposta ao CulturaDigital.Br.  A curadoria do evento vai analisar os projetos de forma colaborativa e mapear as ideias e redes que trabalham na intersecção entre cultura, política e tecnologia pelo mundo e compartilhar o processo neste site. As propostas serão selecionadas por curadores do Festival e por votação do público. Os selecionados terão sua ida ao Festival viabilizada pela organização do evento, que arcará com os custos de transporte (até o Rio de Janeiro e de volta à cidade de origem) e hospedagem durante os dias do evento em quarto individual ou duplo de hotel. Realizadores, produtores, coletivos de todo o mundo podem submeter suas propostas. Saiba mais no site.

sábado, 10 de setembro de 2011

7º Colóquio de moda terá abertura oficial neste domingo

O maior evento científico de moda do Brasil terá início no próximo domingo (11), com abertura oficial prevista para as 20 horas, no Auditório Dona Etelvina, no Cesumar, em Maringá. O evento segue até o dia 14 com extensa programação, contemplada pela presença de profissionais, pesquisadores e estudantes de moda de várias partes do mundo. O Colóquio contará com minicursos, mesas redondas, Gt’s, lançamentos de livros, entre outros. Para agitar os participantes, no dia 13, acontecerá no Pólo Club Bar, uma festa com a presença dos vocalistas da Banda Mais Bonita da Cidade, que prometem fazer jus a importância do evento. O Colóquio já passou por cidades como Ribeirão Preto/SP, Salvador/BA, Belo Horizonte/MG, Novo Hamburgo/RS, Recife/PE e São Paulo Capital. Para esta sétima edição em Maringá, o evento já conta com mais de 1000 participantes inscritos. A programação completa do Colóquio está disponível no site http://www.coloquiomoda.com.br/.

Mobilização para a transformação social

A mobilização para a transformação social. Esse é o tema da mesa-redonda que será realizada na segunda-feira (12), no auditório do Bloco I-12, no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá. A abertura está marcada para as 19 horas. O evento é organizado pelo Departamento de Enfermagem (DEN) da UEM, através do Grupo PET-Enfermagem, pelo SER- Maringá e pelo Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar da (Mudi/UEM) e tem como objetivo oportunizar um espaço de debate e aprendizado sobre diferentes formas de mobilização social, suas dificuldades e potencialidades.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até segunda, por e-mail para o controlesocialuem@hotmail.com, indicando o nome, função, entidade, telefone e e-mail. Informações com a Comissão Organizadora, por meio da Lilian Denise Mai (3011-4510; ldmai@uem.br); Mayara Johan (Fone: 9827- 8572); (mayarajohann@hotmail.com), Emilia Batista Lopes (9986-0085; milascalabrini@hotmail.com).

Transformar gordura ruim em boa


Vamos nos mexer, gente! Em estudo com modelo animal, cientistas verificam que atividade física estimula transformação de células adiposas brancas em marrons, levando à diminuição da obesidade. Isso quer dizer que o exercício transforma a gordura ruim em gordura "boa" para o organismo. Só não vale levantamento de copo! Leia mais.

Fundamentos da Ciência dos Jornais

Acaba de ser lançado pela Editora Vozes no Congresso da Intercom o livro "O Poder Cultural Desconhecido: fundamentos da Ciência dos Jornais", do alemão Otto Groth, traduzido e editado pela professora Liriam Sponholz, que também assina o prefácio com Eduardo Meditsch. É mais uma obra fundamental para entender teoricamente o jornalismo e a área acadêmica da Comunicação, na coleção dirigida por Antonio Hohlfeldt. Formidável!!!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Agência do Trabalhador tem 63 vagas para pessoas com deficiência

O programa de encaminhamento de vagas para pessoas com deficiência da Agência do Trabalhador está com 63 vagas abertas para o mercado de trabalho, exclusivas para pessoas com deficiência que queiram trabalhar. Os interessados devem procurar o Programa de Pessoas com Deficiência, na própria Agência do Trabalhador – rua Joubert de Carvalho, 675 - e se informar das exigências de cada cargo. Para se cadastrar no programa é necessário levar carteira de trabalho, carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Título de Eleitor. Quem já tem cadastro é importante atualizar os dados.

VAGAS
Auxiliar de linha de produção: 12
Auxiliar administrativo: 4
Atendente de telemarketing / telefonista: 4
Oficial de serviços gerais: 5
Operador de caixa: 2
Auxiliar de vendas: 2
Auxiliar de costura: 13
Operador de computador: 1
Pedreiro: 8
Servente de pedreiro: 8
Eletricista: 1
Montador: 1
Recepcionista: 2

Semana Acadêmica de Ciências Sociais

Nos dias 14, 15 e 16 deste mês, será realizada a IX Semana Acadêmica de Ciências Sociais. O evento traz como temática E a situação do negro no Brasil?, abordando a identificação de possíveis caminhos para se respeitar a diversidade étnica e cultural.
As atividades acontecem das 14 às 18h e das 19 às 22h30, com exceção do dia 14, que contará apenas com a Conferência de Abertura, a partir das 19h30, no Auditório do Bloco H-35.
A IX Semana Acadêmica de Ciências Sociais contará com a presença da desembargadora Luislinda Valois (foto), a primeira magistrada negra do Brasil. Conhecida por sua atuação e ligação com questões sociais, ela foi a primeira a dar uma sentença tendo como base a Lei do Racismo. Estará presente, também, professora Maria Nilza da Silva, estudiosa das relações raciais no Brasil e coordenadora do LEAFRO - Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e de Relações Raciais da Universidade Estadual de Londrina.
O período de inscrições vai até o dia 16 de setembro. Para mais informações acesse http://ixsemanacsuem.blogspot.com/.