segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ecologia da Mídia em NYC

Depois de um fim de semana redigindo e arrumando artigos para enviar para revistas científicas, volto ao blog para falar da viagem aos EUA, de novo!!! Prometi que contaria um pouco sobre o evento que participei em NYC.
Submeti um trabalho sobre arqueologia do rádio ao Congresso Internacional de Ecologia da Mídia, uma referência teórica que tem seus fundamentos lá em McLuhan e que é pouco difundida no Brasil. Cheguei a falar sobre essas coisas durante o doutorado, na PUC/SP e achei super interessante. Grosso modo, a ideia destes teóricos é compreender as transformações da mídia no decorrer do tempo e a partir do ambiente tecnológico.
O Congresso aconteceu no Manhattan College (foto), que fica no Harley, em NY, fora de Manhattan. O College é bem naquele estilo que vemos nos filmes. Tem até cobertura de tijolinho aparente. Fiquei hospeda no campus, num quarto bem legal.
O evento me surpreendeu pela variedade de nacionalidades dos pesquisadores. Gente até da Croácia e da Palestina. A organização não foi lá essas coisas, mas os trabalhos foram riquíssimos. Dentre eles, nove trabalhos de brasileiros, sobre transmídia, cinema, rádio (meu), projetos de educação etc. Muito legal!
Um destaque ficou para a discussão entre norte-americanos e um professor palestino, sobre subvenção governamental da imprensa. Os yankees se sentiram ultrajados quando o professor falou que a libredade de imprensa na região em que ele vive depende do dinheiro norte-americano e judeu. Foi impressionante a reação de homens e mulheres. Nem nos atrevemos a dizer que o mesmo aconteceu no Brasil, nos anos 60, durante o Golpe Militar. Enfim, o palestino foi de uma diplomacia FORMIDÁVEL! Um camarada sensacional!!!
Quando falo nos atrevemos, quero lembrar que encontrei um amigo, Vicente Gosciola, lá no evento. Ele deu aula no curso de Mídias Digitais que eu coordenei no Cesumar. Gosciola me apresentou a outro pesquisador da área de transmídia, Denis Porto Renó, que é brasileiro, mas leciona em Bogotá, na Colômbia. Formamos um quarteto (eu, Denis, Vicente e a mulher dele, Tereza) bem legal em conversas bem interessantes e, é claro, nas rodadas de cerveja nas noites de NY, pós programação do Congresso. Aliás, o Brasil precisava ter cervejas diferentes disponíveis em mais estabelecimentos. Gente, provei beers maravilhosas!!!
Voltando à conferência, fiz um esforço danado para apresentar meu trabalho em inglês. Li uma parte e expliquei detalhes, falando mesmo. Daí, percebi que grandes papas da Ecologia da Mídia simplesmente leram seus trabalhos, sem sequer explicar uma linha. Engraçado que os menos graduados e titulados apresentaram suas contribuições de forma muito mais agradável que os importantes. Com os meus pares, aprendi muito mais.
Meu trabalho foi foco de bastante conversa. Mostrei um paralelo entre os formatos do rádio alemão e brasileiro, nos seus primórdios, mostrando a relação dos produtos que foram ao ar com o cenário socioeconômico, cultural e tecnológico. Foi muito legal!!!
Espero poder voltar a trocar figurinhas com esse grupo. Ano que vem, o Congresso será na Cidade de Michigan, no estado com o mesmo nome. Bem pertinho de Chicago, Iliinois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário