quinta-feira, 21 de junho de 2012

Impressões de Manhattan

Hoje vou falar sobre Manhattan, parte de destaque de minha viagem aos Estados Unidos. Aliás, podemos dizer que vamos falar da NYC. Esta ilha enorme é o coração da cidade. Tudo de bom está por lá. Por causa disso, estacionar ali, digo, encontrar um hotel... é caro. Optamos por ficar no Brooklin porque os hotéis da ilha são caros, mesmo!!!

Enfim, tudo que citei de legal no post anterior fica em Manhattan. É realmente um lugar meio mágico ou mítico. Quando se olha do Empire State, então, a sensação é indescritível. É lindo! Sei lá! A impressão que dá é de que é um lugar de todo mundo, porque se vê de tudo, MESMO. Uma verdadeira Babel, onde "todas" as línguas do mundo são faladas. E, diferente do que eu imaginava, é fácil compreender o inglês dos novaiorquinos e daqueles que moram por lá. Achei que seria um acento meio complicado, mas não... até porque o espanhol também é "língua" corrente. Daí, os sons das palavras se misturam numa toada diferente.

Achei curioso que três pessoas perguntaram se estávamos falando francês. Tinha comentado que gostaria muito de saber como nossa língua soava aos ouvidos dos estrangeiros e descobri que muitos pensam que estamos falando francês, mas nunca português de Portugal. Especialmente os europeus não fazem essa relação. E a maioria absoluta declarou que o som do português brasileiro é gostoso. Legal, né???

Outro aspecto muito doido de NYC é a forma como as pessoas se vestem. Aliás, isso é característica de Manhattan. Tem mulher de terninho e rasteirinha. Tem gente chiquérrima com cara de executiva, de modelo de revista etc. E tem aquelas figuras completamente sem definição, com calças rasgadas sobre meias arrastão, vestido transparentes, maquiagem over... Não podemos esquecer as características étnicas estampadas no vestiário. As pessoas se reconhecem através disso. Eu gosto muito de batas indianas e compro sempre que acho aqui no Brasil. Um dia, saí para ir a lavanderia vestida com uma delas e vi que as pessoas me olhava estranho. Descobri que eles não conseguiam reconhecer aquela indiana branquela, com atitudes que não condiziam com as inúmeras mulheres nascidas na Índia que eles costumas ver por lá!!! Ficou claro que eles não misturam elementos de outros povos, aqueles que são muito fortes de uma determinada cultura.
Isso é Manhattan e também o é a Fifht Avenue (Quinta Avenida). Ali estão as lojas que vendem as coisas mais caras do mundo. Tem de tudo: roupas, gravatas, jóias, objetos de decoração, galeiras de arte, restaurantes, sapatos... tudo MERMO!!! Os preços são uma loucura à parte! O pior é que se pode encontrar as versões chinesas de tudo nos camelôs da Times Square, nas lojas de Chinatown etc. Enfim, a Quinta é um universo paralelo. Mas linda!!! Imponente!! O retrato mais fiel do que significa Manhattan no imaginário das pessoas.

Amanhã vou falar do Central Park!!!

2 comentários:

  1. Fantástico!
    Professora, ao ler quase me senti em NYC, como também consegui imaginá-la por lá, combina muito contigo.
    No fim do ano terei a experiência de conhecer os EUA, nunca tive muita vontade, sou apaixonada pela Europa, em especial alucinada por Paris, quero voltar o tempo todo. Mas agora, estou tentando criar minha paixão pela América, esse post incentivou.
    Um super beijo!

    ResponderExcluir
  2. Também tenho lá meus amores pela Europa. Mas NYC me passou a me chamar. Vou voltar, com certeza.
    Ah, estou aguardando novidades sobre a redação dos livros.
    Bjs

    ResponderExcluir