terça-feira, 19 de junho de 2012

Arraiá do Seo Zico Borghi


O “Arraiá do Seo Zico Borghi”, como é conhecida a tradicional festa junina promovida todos os anos em Maringá, deve reunir mais de 4 mil pessoas neste sábado (23). A partir das 18 horas o grupo de organizadores sai do sítio do seu Zico e vai até a Escola Municipal João Gentilin, que fica localizada na Estrada Pingüim e onde acontece a festa.

O tradicional arraiá é conhecido como uma das mais completas festas juninas de Maringá, já que oferece os elementos mais tradicionais das comemorações.  Além de ser uma festa totalmente gratuita, conserva as características originais das festividades rurais, como a brincadeira do pau-de-sebo, terço, missa, quadrilha, baile, alimentos típicos e, entre outras coisas, a fogueira, cumprindo a tradição de pisar nas brasas ao final do evento.
O “Seo Zico” - apelido dado ao pioneiro Annibal Borghi – lembra que  a festa é uma forma de preservar as tradições. “Antigamente todas as famílias comemoravam os dias de São João, São Pedro e Santo Antônio e aos poucos essa tradição foi acabando, mas nós continuamos com a festa”, diz animado. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário